A Estratégia Inicial da IMO para Reduzir Gases de Efeito Estufa (GEE) estabelece objetivos principais: Reduzir as emissões de GEE do transporte marítimo internacional em pelo menos 50% até 2050, em comparação com os níveis de 2008; e trabalhar para eliminar completamente as emissões de GEE do transporte marítimo o mais rápido possível neste século.
Desde a adoção da Estratégia em outubro de 2018, a IMO aprovou o "Programa de Medidas de Acompanhamento da Estratégia Inicial até 2023" e fez progressos na revisão e implementação de algumas das medidas de redução de GEE de curto prazo. Prazo incluído na lista de possíveis ações na Estratégia Inicial. Alguns deles são:
-A adoção da resolução MEPC para convidar os Estados membros a promoverem a cooperação voluntária entre os setores portuário e de transporte marítimo para contribuir para a redução das emissões de GEE dos navios.
-Adoção da resolução MEPC sobre a promoção do desenvolvimento e apresentação de planos de ação nacionais voluntários pelos estados membros com vista a abordar as emissões de GEE dos navios
-A aprovação pelo MEPC 75 dos projetos de alteração ao Anexo VI da MARPOL sobre a medida de redução da intensidade de carbono com base em objetivos de curto prazo que estabelece medidas técnicas e operacionais de eficiência energética dos navios, juntamente com o mandato para uma avaliação de impacto global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário