A VLI recebeu o sinal verde para que possa já operar a plena
capacidade navios Panamax — de maior porte — em seu terminal
graneleiro no Tiplam, no porto de Santos. A permissão foi possível após a
homologação da dragagem de seu segundo berço, que elevou o calado de 12
para 13,5 metros. A expectativa é que o primeiro navio Panamax faça a
atracação para o enchimento completo neste fim de semana.
Conforme a companhia de logística, que tem a Vale como maior
acionista, a operação de navios Panamax, com capacidade de carregamento
de 60 mil a 70 mil toneladas de grãos, elevará a eficiência portuária e a
capacidade de transporte do terminal. Antes da dragagem, esses navios
não podiam sair preenchidos devido ao peso e realizavam o chamado “top
off” - ou seja, recebiam parte dos grãos no Tiplam e completavam com o
restante em outros terminais, antes de seguir para a Ásia.
“Tivemos um ótimo desempenho em 2017, nosso primeiro ano de operação
com grãos, e o volume só não foi maior por causa do calado”, afrmou Fabiano Lorenzi, diretor comercial da VLI, que tem a expectativa
de dobrar o volume de grãos movimentado em 2018 devido à homologação da
dragagem. Além disso, ele cita o momento favorável do agronegócio, com
safras robustas que pressionam pelo escoamento mais rápido.
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