O presidente do Sepetiba Tecon, Pedro Brito, anunciou que o terminal
obteve junto as Autoridades Portuária e Marítima a homologação de novos
parâmetros de manobras e passa a operar com calado máximo de 15,40 m
para entrada e saída de navios porta-contêineres. Esse reconhecimento
legal foi concedido graças a realização de obras de dragagem na bacia de
evolução, área de manobra e berços do terminal e a validação dos
levantamentos batimétricos junto ao CHM – Centro de Hidrografia da
Marinha.
O Sepetiba Tecon tem um plano estratégico de investimento para
modernização do terminal e expansão da sua capacidade de movimentação. O
aumento do calado faz parte desse planejamento que ainda prevê a
aquisição de nove novos RTGs (Rubber Tired Gantry) e dois Portêineres, o
que aumentará ainda mais a sua produtividade e capacidade operacional.
Todo esse investimento pertence a um pacote estimado em R$ 567 milhões,
proposto em dezembro passado à Autoridade Portuária (CDRJ – Companhia
Docas do Rio de Janeiro) e ao Ministério dos Transportes, Portos e
Aviação Civil.
Segundo Jorge Mello, diretor geral do Sepetiba Tecon, a expectativa
da empresa é, com aumento do calado operacional, atrair navios ainda
maiores para o terminal e fomentar os investimentos feitos no comércio
exterior do Rio de Janeiro com diversos países. “Com a homologação dos
novos parâmetros, passamos a ter o maior calado da Costa Leste da
América do Sul. A próxima conquista é ser o primeiro terminal do Brasil
apto a receber os navios da classe New Panamax com até 366m de
comprimento e 51m de largura”, diz Mello.
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