A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o plano
de outorga para o leilão da Ferrovia Norte-Sul. O plano prevê que o
valor mínimo a ferrovia será menor que os R$ 1,631 bilhão calculados
inicialmente pelo governo, ficando em R$ 1,097 bilhão. O documento,
aprovado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil
(MTPAC), já está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU).
A
expectativa do Ministério dos Transportes é obter aval do órgão de
controle o quanto antes, para que possa publicar o edital. A concessão
da ferrovia será feita por licitação e leilão, com participação de
empresas estrangeiras. Vence a disputa quem oferecer o maior lance. O
período do contrato será de 30 anos, segundo o plano publicado na
sexta-feira (16).
Segundo a ANTT, a previsão é que o edital seja
publicado no segundo trimestre de 2018. O trecho da Ferrovia Norte-Sul a
ser concedido é de 1.537 km de extensão, sob responsabilidade da
empresa pública Valec Engenharia, Construções e Ferrovias .
O
trecho se divide em dois subtrechos: Tramo Central, compreendido entre
Porto Nacional (TO) e Anápolis (GO), que tem 100% da infraestrutura
construída, e a Extensão Sul, entre Ouro Verde de Goiás (GO) e Estrela
D’Oeste (SP), com mais de 90% de construção concluída.
Conforme estudos da agência reguladora, o investimento estimado é de R$ 2,8
bilhões. “Por se tratar de trecho ferroviário em fase final de
implantação, a maior parte dos investimentos a serem realizados pela
subconcessionária está associada à aquisição de material rodante,
correspondendo a cerca de 85,2% do que está previsto”, disse a ANTT.
O
governo transferiu a responsabilidade à vencedora do leilão. Entre as
obras a serem realizadas estão a implantação de passagens inferiores e
dos marcos quilométricos e o remanejamento de linhas de transmissão.
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