O Porto de Antuérpia, na Bélgica, um dos principais da Europa, atingiu o recorde em volume de carga pelo quinto
ano consecutivo no ano passado. O complexo movimentou 223,606,610 toneladas de
cargas, um aumento de 4.4% comparado com 2016.
Praticamente
todos os setores tiveram uma excelente performance. O volume em
contêiner ampliou em tonelagem para 4.3% (123 milhões de toneladas),
cargas de granel líquido como derivados de óleo para 5.7% (73.1 milhões
de toneladas), e cargas fracionadas convencionais como ferro em 4.8%
(10.3 milhões de toneladas), enquanto o roll-on/roll-of completa a
crescente lista com 10.5% (5.1 milhões de toneladas). Somente as cargas
sólidas como carvão e minérios não tiveram uma crescente, fechando o ano
com uma queda de 3.7 %(12.2 milhões de toneladas).
Jacques Vandermeiren, CEO da Autoridade Portuária de Antuérpia,
desenhou algumas conclusões positivas: “Terminar o ano com um forte
crescimento em nossos números nos dá confiança para o futuro. As
companhias portuárias se mantêm firmemente convencidas das vantagens de
Antuérpia e do potencial que ele tem a oferecer, presenciando os muitos
investimentos que foram realizados em 2017. Para 2018 procuraremos
desenvolver os progressos do ano anterior. Isto significa que nossas
decisões terão escala global facilitando ao máximo para nossos clientes
em suas bases".
Contêineres
O volume em contêineres aumentou em 2017 para 4.3% em tonelagem
(122,969,409) e para 4.1% em termos de números de contêineres
padrão (10,450,897 teus). O último trimestre de 2017 teve o melhor
resultado do ano, com crescimento de 7% (em teu) comparado com o último
trimestre do ano anterior. Além disso, houve três meses em 2017 (Maio,
Agosto e Outubro) com recorde absoluto em volume mais de 900,000 teus.
Com respeito as rotas comerciais o maior progresso foi realizado na
América do Norte (11.6%), América Latina (8.5%) e Extremo Oriente
(7.7%). Os Estados Unidos tiveram uma performance particularmente boa
como parceiro comercial de Antuérpia com 9.7% de crescimento total no
volume de contêineres carregados, com o aumento das importações de
contêineres em 10.4%. Em contraste na Europa, o maior parceiro
comercial da Antuérpia, o porto perdeu volume (decresceu cerca de 3.6%),
devido em parte à perda de importações por transbordos. (transhipment).
“O clima econômico favorável combinado com grandes alianças que
continuam escolhendo decididamente por Antuérpia significa que a
movimentação de contêineres em Antuérpia atualmente está com o vento a
seu favor. Jacques Vandermeiren explica. “ No próximo ano nós esperamos
por mais crescimento no volume de contêineres , e ainda em 2018
continuaremos a trabalhar forte promovendo uma capacidade de
movimentação ainda maior em Antuérpia".
Cargas fracionadas (Breakbulk)
O volume roll- on/ roll- off (ro/ro) aumentou acentuadamente em 2017,
de 10.5% para 5,052,403 toneladas. O número de carros movimentados por
suas partes aumentou de 4.0% para 1,238,128 unidades.
Cargas fracionadas convencionais também tiveram importante progresso
em comparação com o ano anterior. No final de 2017 o número figurava em
10,273,369 toneladas, representando um crescimento de 4.8%. Neste
segmento o crescimento foi significativamente aparente na importação e
exportação de ferro bruto e aço (de 7.8% para 8,350,565 toneladas.
Houve um crescimento espetacular na importação de ferro bruto e aço
vindo da Índia (de 91% para 520,209 toneladas.
A importação de aço de países como Coréia do Sul, Taiwan, Vietnã e Turquia aumentou em
2017 como resultado de uma melhor performance na indústria do aço,
compensando assim uma queda acentuada nas importações vindas da China
(baixa de 44% para 657,308 toneladas). O desenvolvimento posterior foi
em grande parte devido as medidas de anti-dumping adotadas pela União
Europeia (EU) para restringir importações de aço chinês a preços abaixo
do mercado.
Carga Líquida
O volume de cargas a granel liquidas atingiu em
2017 um crescimento de 5.7% (73,134,912 toneladas). Na verdade no último
trimestre de 2017 foi o melhor da história neste segmento. O aumento no
volume total de carga a granel líquida foi impulsionada pelo aumento
do montante de petróleo não refinado (bruto) movimentado, um crescimento
de 49.9% (5,963,279 toneladas). O volume de derivados de óleo que
representa quase três quartos do total neste segmento, aumentou mais uma
vez em 2017 de 3.1%, para 52,939,495 toneladas.
Carga Sólida
O volume de carga a granel sólida declinou no ano
passado 3.7%, baixa de 12,176,518 toneladas. Por outro lado o montante
de fertilizantes movimentados – a maior categoria entre as cargas secas –
aumentou de 3.7% para 3,734,661 toneladas. O volume de minério também
experimentou um forte crescimento de 12.7% para 2,385,536 toneladas. No
outro extremo da escala, houve um decréscimo em curso no volume de
carvão, baixa de 54.2% para 477,515 toneladas.
Embarcações de Alto Mar (Vessels)
Um total de 14,223 embarcações fizeram escala no Porto de Antuérpia
em 2017, uma diminuição de 1.7% comparado ao ano anterior. Por outro
lado o total de tonelagem bruta destas embarcações aumentou de 1.4% para
406,762,315 GT.
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