Após dois meses de
atividades, o Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) vem superando as
expectativas. Em fevereiro, foram transportados 12 trens carregados com
contêineres entre o terminal e o porto de Santos. A Contrail Logística,
responsável pelo TIJU, já tem entre seus primeiros clientes a LG Eletronics,
Amcor, GL Foods e Mavalério.
A operação para a Amcor,
por exemplo, começa com o transporte de embalagens PET via cabotagem (navegação
doméstica) entre os portos de Manaus e Santos. Do litoral paulista, a carga é
transportada por trem até o Terminal Intermodal de Jundiaí. A média mensal é de
120 contêineres por mês e a expectativa é aumentar esta demanda para 200
contêineres por mês. Além do transporte, a Amcor também utiliza o TIJU como buffer para armazenagem
da carga em meses de baixa produção.
Outro ponto importante
para a alavancagem dos volumes no terminal é a parceria da Contrail com os
principais armadores de Cabotagem e Longo Curso que escalam navios no porto de
Santos. Com isto, é possível reaproveitar os contêineres de importação e
cabotagem oriundos do porto de Santos e retorná-los com cargas de exportação,
tornando assim a logística muito mais eficiente para os clientes e armadores.
O tempo de percurso entre
o TIJU e o porto de Santos também tem sido melhor que o previsto. Operado pela
MRS Logística, o trem tem levado 16 horas para realizar o trajeto – quando o
tempo previsto para este trecho era de 24 horas.
O novo Terminal Intermodal
de Jundiaí entrou em operação no final de dezembro. Em uma área de 75 mil
metros quadrados, o empreendimento da Contrail oferece uma solução mais
eficiente e competitiva para exportações, importações e logística doméstica,
via ferrovia, até o Porto de Santos.
Operações intermodais como
esta podem beneficiar especialmente indústrias ligadas à importação (de
insumos) ou exportação (de bens acabados), localizadas em cidades próximas a
Jundiaí e Campinas, como Louveira, Vinhedo, Valinhos, Itupeva, Salto, Campo
Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itu, Amparo e Itatiba – além de Cajamar.
Com a retomada do
crescimento econômico e a maior busca por eficiência, a ferrovia oferece baixo
custo, previsibilidade, acesso sem filas ao porto e um nível elevadíssimo de
segurança operacional (baixo índice de acidentes) e da carga (índices quase
nulos de roubo) – estes dois itens reduzem também custos com seguros. Além
disso, o transporte ferroviário tem baixo impacto ambiental (uma composição
ferroviária, com 21 vagões, transporta o equivalente a 42 caminhões).
Com sua localização
privilegiada e com a integração entre modais de transportes, o TIJU também
reduz custos dos clientes com armazenagem de cargas, uma vez que os contêineres
podem ficar na área da Contrail, liberando espaço nos estoques das indústrias.
Dessa forma, o empreendimento funcionará como um "pulmão logístico",
regularizando o fluxo operacional e evitando grandes picos de demandas.
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