A Santos Brasil, maior empresa brasileira de terminais portuários, com
especialização no segmento de contêineres, colocou à venda seus ativos
nas cidades de Imbituba (SC) e Barcarena (PA). A informação foi revelada por duas fontes do setor. O objetivo da companhia é o de se concentrar apenas no terminal de
contêineres de Santos (SP), considerado a joia da coroa da Santos
Brasil. Abastecida de caixa após a venda desses ativos, a empresa
pretende realizar investimentos de cerca de R$ 1 bilhão, dentro do
processo de renovação do terminal.
Na cidade catarinense, a empresa tem um terminal de contêiner (foto), que foi
arrendado em 2008, e outro de carga geral. As duas instalações ficam no sul do Estado e foram colocados à
venda. Desde que arrendou o terminal de Imbituba, em março daquele ano, a
Santos Brasil enfrenta dificuldades para fazer essa unidade decolar. A
capacidade ociosa é gigantesca frente à oferta de carga.
Segundo a fonte, a Santos Brasil está em conversa com várias
empresas do setor potencialmente interessadas no ativo. Procurada, a MSC, apontada como forte candidata, negou oficialmente
qualquer negociação em curso. Outras fontes consideram que um cenário possível é a
Terminal Investiment Limited (TIL), operadora de terminais que é
tradicionalmente ligada ao armador internacional MSC, ser uma forte
candidata. A TIL assumiu em junho 100% da Portonave, também no Sul, ao
comprar os 50% que eram da sócia Triunfo Participações e Investimentos
(TPI), com desembolso de R$ 1,3 bilhão.
Se efetivada uma negociação, a MSC poderia levar parte da carga que
transborda no terminal da BTP (do qual são sócias a TIL e APM Terminals)
em Santos para Imbituba, de onde seguiria para os mercados do Mercosul. A Santos Brasil também pretende alienar o terminal de contêineres Vila
do Conde, no Pará, posicionado para atender o Norte do país e a região
amazônica.
O Tecon Vila do Conde é de pequeno porte, mas vem performando bem. É
um dos que tem ampliado a movimentação de carga no país. No momento, a
companhia tem um pleito para a renovação antecipada do ativo, que foi
arrendado em 2008. A venda dos terminais em Imbituba e em Barcarena não precisam se dar necessariamente para um único comprador.
Além desses dois terminais, a Santos Brasil conta com o Tecon Santos -
um dos maiores e mais eficientes de contêineres do país - e com o TEV,
terminal para embarque e desembarque de veículos. Ambos estão situados
na margem que fica no município do Guarujá, colado a Santos.
A Santos Brasil tem como principais investidores, após ir no ano
passado ao Novo Mercado da B3, fundos do Opportunity (de Daniel Dantas),
Richard Klein e a gestora Dynamo. Cerca de 25% dos seus papéis estão em
circulação no mercado. Sua alavancagem financeira é baixíssima, de 0,5
vezes, na relação de dívida líquida sobre o Ebitda. Procurada para comentar as informações sobre a venda de ativos, a Santos Brasil informou que não comenta o assunto.
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