O Porto de Paranaguá passou a integrar, nesta semana, o Ecoport -
sistema de certificação e gestão ambiental global e internacional
desenvolvido especialmente para autoridades e terminais portuários. O complexo paranaense é o primeiro do Brasil a fazer parte do sistema, devido
à sua evolução na área ambiental. Ao todo, 91 portos de 21 países fazem parte do sistema, sendo 48
certificados com ISO e outros 25 certificados pelo Sistema de Revisão
Ambiental do Porto (PERS - Port Environmental Review System).
O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina
(Appa), Luiz Henrique Dividino, diz que a inclusão de Paranaguá na
Ecoport demonstra o reconhecimento dos projetos e ações que vêm sendo
desenvolvidos na área de meio ambiente. “Paranaguá é o primeiro porto
público do Brasil a dar início a este processo e isto só foi possível em
função da atenção que dedicamos ao meio ambiente. A sustentabilidade
ambiental tem sido uma das nossas prioridades”, declarou Dividino.
O próximo passo da Appa é buscar a certificação PERS, com a padronização
de ações de monitoramento e de gestão ambiental. “Estamos buscando a
maior e mais completa certificação, com o objetivo de avançar ainda mais
na gestão ambiental das atividades portuárias”, ressalta o
diretor-presidente da Appa.
Nos últimos seis anos a Appa já investiu cerca de R$ 35 milhões em meio
ambiente e outros R$ 32 milhões estão previstos até 2018, para dar
continuidade e aprimorar os mais de 40 projetos e programas que estão em
andamento.
O sistema Ecoport é a principal
iniciativa do setor portuário europeu voltada ao meio ambiente e foi
desenvolvida com o apoio da Comissão Europeia em 1997. Ela é apoiada por
associações portuárias na Europa, na América do Norte, América do Sul e
na África e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
(PNUMA).
O Ecoport é reconhecido pelo Banco Mundial como um padrão global de
gestão ambiental. “Isso se deve especialmente às ações de prevenção de
riscos ambientais”, conta o diretor de Meio Ambiente da Appa, Bruno da
Silveira Guimarães. Ele ressalta que a certificação, assim como a
introdução de um padrão global de gerenciamento ambiental reconhecido é
exigida pelo Banco Mundial para pedidos de financiamento e para
investimentos de extensão dos portos.
“Como o Porto de Paranaguá está localizado fora da Europa, a
certificação Ecoport é obtida pela empresa ECO Sustainable Logistics
Chain Foundation (ECOSLC). Esta fundação, independente, imparcial e sem
fins lucrativos, tem o apoio da European Sea Ports Organization (ESPO),
que é a organização dos portos europeus responsável pela certificação
Ecoport, mas somente na Europa”, explica Bruno.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho,
lembra que, no início da atual gestão, em 2011, o Porto de Paranaguá
operava sob liminar, sem licenciamento ambiental. Em 2010 foi embargado
pelo Ibama, com uma autuação de mais de R$ 10 milhões. “Hoje temos mais
de 30 licenças ambientais e, em vez de pagar multas, investimos na
prevenção e conservação do meio ambiente”, afirma Richa Filho.
Os recursos foram aplicados em estudos ambientais, étnicos e
arqueológicos para novos licenciamentos, planos de emergência, centro de
prontidão ambiental, saneamento e tratamento de efluentes, coleta e
destinação de resíduos sólidos, monitoramentos de dragagens, controle de
pragas e proliferação de vetores, varrição mecanizada de ruas e
avenidas, recuperação de passivos ambientais, gerenciamento de emissões
atmosféricas e de ruídos, gerenciamento de água de lastro dos navios e
monitoramento da qualidade das águas e dos sedimentos.
Além dos estudos, as demais atividades são permanentes e relatórios
semestrais com os resultados são apresentados ao Instituto Brasileiro do
Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Devido a ações e investimentos
em meio ambiente, o Porto de Paranaguá saltou da 26ª posição, em 2012,
no Índice de Desempenho Ambiental da Agência Nacional de Transportes
Aquaviários (Antaq), para a 3ª colocação, em 2016, em qualidade de
serviços ambientais.
No ranking de portos públicos, o Porto de Paranaguá se apresenta na
terceira posição, sendo atribuída a nota de 94,97 pela ANTAQ. O Porto
paranaense fica atrás somente do Porto de São Sebastião, que conta com
apenas um berço e Porto Itajaí, que possui dois berços de atracação.
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