terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Valor dos graneleiros capesize segue em baixa devido ao declínio das receitas no segmento

O valor dos graneleiros Capesize continua caindo. Os valores dos navios de 180.000 dwt com dez anos de idade caíram 13% desde o início do ano, de US$ 33,07 milhões para US$ 28,82 milhões, informa a VesselsValue (VV). O declínio constante nos valores ocorre quando as receitas dos graneleiros permanecem sob pressão e as esperanças de que o relaxamento das restrições da Covid na China possam fornecer um impulso para os Capesizes ainda não se materializaram.

As taxas de frete Baltic Exchange 54-TCA permanecem em US$ 13.276/dia, representando uma queda de 66% em relação ao ano anterior. Isso foi apoiado pelas vendas de Capesizes, com o “Wisdom of the Sea” (foto) e 2 (180.200 dwt, julho de 2011, Daehan) tendo sido vendido por US$ 23,75 milhões (VV US$ 24, 49 milhões), sustentando um mercado tranquilo . Embora ainda haja um bom número de operações de compra e venda, as vendas de graneleiros caíram 28% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No quarto trimestre de 2022, houve 149 vendas de Bulker até o momento, contra 206 no quarto trimestre de 2021. Petroleiros mantêm sua posição. As taxas de VLCC na rota TD3-TCE do Golfo do Oriente Médio para a China estão atualmente em US$ 52.619/dia. Suezmax está em US$ 67.974.325/dia, taxas que seguem bem firmes. Os valores continuam firmes para os grandes navios petroleiros.

Por exemplo, o valor do Suezmax de 160.000 dwt com 10 anos subiu 3% para US$ 50,86 milhões. Vendas notáveis ​​incluem o “Ridgebury Mary Jane” (150.000 dwt, maio de 2008, Universal), que foi vendido a compradores não revelados por $ 39,5 milhões (VV $ 38,99 milhões). Os Aframaxes mais antigos continuam a se valorizar, com os de 15 anos sendo negociados atualmente a US$ 37,29 milhões, contra US$ 32,04 milhões no início do trimestre.

Esses preços são suportados pelo “Seatrust” (114.600 dwt, julho de 2004, Samsung), que foi vendido a compradores não revelados por US$ 35 milhões (VV US$ 31,79 milhões). O “Antaios” (106.000 dwt, janeiro de 2006, Hyundai Samho Heavy Ind.) foi vendido a compradores não revelados por US$ 33,5 milhões (VV US$ 33,21 milhões).

Nenhum comentário:

Postar um comentário