Os deslizamentos de terra registrados após fortes chuvas no sul do Brasil bloquearam a principal via de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina, causando o corte do acesso de caminhões e trens e deixando vários mortos e feridos. Os caminhões destinados a entregar carga no porto de Paranaguá, no entanto, começaram a chegar depois que as autoridades liberaram parcialmente um acesso importante à rodovia, permitindo que eles retomassem a viagem.
Segundo comunicado da estatal Portos do Paraná, na quinta-feira, 1º de dezembro, 277 caminhões já haviam entrado no pátio de recepção de Paranaguá com a retomada gradual do tráfego. E, outras 155 carretas chegaram ao porto, após terem ficado presas em bloqueios causados por deslizamentos de terra, acrescentou a nota.
A chegada dos caminhões é um alívio para os exportadores de commodities como grãos e açúcar, que temiam que deslizamentos de terra após fortes chuvas atrasassem os embarques e os obrigassem a pagar a sobreestadia, que é cobrada pelo não embarque de uma carga. Cerca de 80% das mercadorias exportadas de Paranaguá, segundo maior porto brasileiro de grãos e açúcar, chegam de caminhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário