O Drewry Global Port Performance Index caiu para 141,5 pontos em setembro, queda de 1,0% no comparativo mensal e de 1,6% no comparativo anual. Com o congestionamento contínuo nos portos da Costa Leste dos EUA (USEC), a América do Norte foi um dos principais contribuintes para o declínio do índice.
O Drewry Greater China Port Performance Index registrou uma leve melhora (0,4% ao mês) no mês de análise. Os volumes de exportação da China têm diminuído, com uma mudança gradual na atividade manufatureira em direção ao Sudeste Asiático. A política Zero Covid do país também contribuiu para essa mudança nas cadeias produtivas. o mês.
Enquanto isso, o índice de desempenho portuário da Drewry Asia (excl. China) caiu 4,4% em setembro de 2022 para 128,2 pontos, 4,2% abaixo dos níveis de setembro de 2021. O mau tempo interrompeu as operações no principal porto da Coreia do Sul, Busan, onde os terminais foram fechados em setembro de 2022 devido aos tufões Hinnamnor e Muifa.
Como resultado, os volumes em Busan caíram 17% MoM (0,3 Mteu) e 14,2% YoY. Por outro lado, os pedidos de exportação para Taiwan continuam caindo devido à fraca recuperação da China, que está travando a demanda. O tráfego de navios no principal porto de Kaohsiung, em Taiwan, caiu 10% em setembro.
Deve-se observar que os Índices de desempenho de portos de contêineres Drewry são uma série de índices de crescimento/diminuição de volume ajustados ao calendário com base em dados mensais abrangendo uma amostra de mais de 235 portos em todo o mundo, representando mais de 75% dos volumes globais. O ponto base do índice é janeiro de 2012 = 100. Para fazer isso, a Drewry desenvolveu um modelo de previsão que usa a capacidade do navio e os dados de duração do terminal (derivados de seu modelo AIS) para fazer previsões de curto prazo sobre o desempenho do porto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário