terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Evergreen, CMA CGM e Yang Ming encomendam novos navios porta-contêineres de categorias diversas


Uma lista de pedidos de navios porta-contêineres que em breve ultrapassará a marca de 7,5 milhões de TEU e chegará a 1.000 embarcações, um mercado de frete em rápida deterioração e o fantasma ressurgente do excesso de capacidade não impediram as companhias de navegação de buscar novos projetos de construção adicional. A Alphaliner estima que pelo menos três das dez principais companhias marítimas estão em "conversações iniciais" ou "negociações avançadas" com estaleiros do Extremo Oriente.

A Evergreen deve estar olhando para uma nova série de navios na faixa de tamanho de 15.000 a 17.000 TEU. Se estes são navios Neopanamax padrão ou se Evergreen "ousa" se aventurar em uma nova classe de navios Overpanamax compactos um pouco maiores, não está claro no momento. Os relatórios de Brookers sugerem que Evergreen estava procurando por dez embarcações e potencialmente mais dez.

Até agora a companhia marítima tem sido muito conservadora na escolha da propulsão, optando sempre pela tonelagem convencional com lavadores. No entanto, acredita-se que, para seus pedidos planejados, a Evergreen esteja olhando para navios bicombustíveis movidos a GNL ou metanol.

Enquanto isso, Yang Ming, a única companhia marítima entre as dez maiores cuja carteira de pedidos está em zero, está cotando pedidos de cinco a dez navios de 15.000 TEU. A linha de navegação lançou uma licitação inicial para cinco navios bicombustíveis movidos a GNL em setembro, mas ainda não fez pedidos firmes.

Embora se saiba que você está olhando para unidades Neopanamax, você pode se beneficiar mais ao optar por um novo tipo de embarcação compacta de mais de 18.000 TEUs, como um Neopanamax de 366 metros de comprimento, mas com uma boca mais larga. Hoje, Yang Ming e ZIM são as únicas dez principais linhas sem navios Megamax e Yang Ming é a única competindo diretamente nos serviços Ásia-Norte da Europa sem esse tipo de capacidade.

Um novo tipo de embarcação compacta de mais de 18.000 TEU permitiria a Yang Ming competir com as embarcações Megamax de primeira geração em um nível de custo por espaço, sem se comprometer com a escala de 24.000 TEU, algo que a linha de navegação tem relutado em fazer. até aqui.

Além de Evergreen e Yang Ming, foi relatado que a CMA CGM está muito perto de encomendar navios adicionais movidos a metanol de 15.000 TEU da Dalian Shipbuilding Industry Company (DSIC), parte do Grupo CSSC. A CMA CGM encomendou seis desses navios do mesmo estaleiro chinês em junho e agora dobrará o número para doze navios irmãos.

Embora a linha seja um dos principais proponentes do GNL como um combustível "mais verde", parece que diversificaria ainda mais sua estratégia, optando pelo metanol como uma rota alternativa para a descarbonização. Se todos os pedidos "relatados" forem feitos nas próximas semanas, eles elevarão a lista global de pedidos de navios para cerca de 8,0 milhões de TEUs, cerca de 34% da capacidade da atual frota de porta-contêineres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário