terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Europa poderá sofrer crise de abastecimento de diesel no próximo ano com embargos russos


O embargo às importações de petróleo bruto russo no início de dezembo e o teto associado ao preço do petróleo bruto entraram em vigor na União Européia. A BRS Tanker indagou se essas medidas excepcionais provocarão novas mudanças no comércio de petróleo e na demanda por petroleiros em 2023. Os últimos relatórios de analistas militares sugerem que a guerra provavelmente persistirá ao longo de 2023.

Há poucos sinais positivos de que uma solução diplomática para o conflito esteja próxima e, mesmo que uma solução possa ser encontrada rapidamente para encerrar o conflito, é difícil acreditar que os fluxos de petróleo aumentarão rapidamente. Na verdade, é provável que a Rússia nunca recupere sua participação total no mercado europeu de petróleo antes do conflito.

Isso implica que os futuros destinos de exportação de petróleo e produtos russos permanecerão diversificados com uma participação crescente da Ásia. Dados preliminares de embarque sugerem que, durante os primeiros dez dias do teto de preços, as exportações de petróleo russo, ajustadas para reexportações de barris não russos, caíram 700 kb/d para uma média de 2,3 mb/d. nível desde julho de 2020.

Embora os mesmos dados sugiram que, desde 5 de dezembro, os navios-tanque convencionais evitaram em grande parte o transporte de barris russos e agora representam apenas cerca de um em cada 10 embarques. A BRS Tanker não atribui essa queda à falta de petroleiros disponíveis, mas sim à falta de apetite por petróleo russo em países não pertencentes à OCDE. Parece que todas as remessas após 5 de dezembro são destinadas à Ásia e essas remessas aumentaram cerca de 200 kb/d nas últimas semanas, portanto insuficientes para contabilizar os quase 1 mb/d que foram deslocados da Europa.

Informações informais sugerem que, apesar do limite de preço, os principais proprietários de petroleiros continuam relutantes em comprar barris russos. No entanto, para a BRS Tanker, isso reflete atualmente o forte desempenho dos cronogramas fora da Rússia, e não a falta de confiança no preço máximo. Por exemplo, o mercado global de Aframax mantém ganhos equivalentes de afretamento por tempo no TD19 (Cross Mediterranean) e TD25 (USGC – ARA) atualmente em US$ 130.000/dia e 60.000/dia, respectivamente.

Dada a capacidade suficiente dos navios-tanque para exportar seu petróleo para a Ásia, a Rússia só precisará usar grandes navios-tanque apenas quando houver problemas climáticos (especialmente gelo no Báltico) ou no caso de um aumento significativo na demanda por seu petróleo bruto. Na verdade, o último ponto parece estar relacionado ao interesse da Rússia em encorajar novos compradores não membros da OCDE na Ásia e na África a se apresentarem.

Para a BRS Tanker, se o mundo não quiser enfrentar um déficit de diesel e os altos preços associados, um teto de preço semelhante deve ser introduzido para produtos limpos russos. O G7 e a UE já declararam que pretendem introduzir um mecanismo semelhante ao teto do preço do petróleo bruto e parece que isso será muito mais complexo, pois deve ser não apenas específico do produto, mas também específico do grau, considerando que a Rússia exporta vários tipos de diesel.

No entanto, devido à falta de capacidade “limpa” no mercado paralelo de navios-tanque, é muito importante introduzir um forte mecanismo de limite de preço para os produtos russos, de modo que os principais proprietários de navios-tanque MR e LR “limpos” se sintam confortáveis ​​transportando-os. cargas da Rússia. Se não for esse o caso, a análise sugere que as restrições de embarque limitarão

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