quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Novo CEO da Maersk vai liderar desafio da descarbonização em um complexo contexto econômico

Vincent Clerc, gestor do negócio Ocean & Logistics da Maeersk, se tornará CEO da empresa a partir de 1º de janeiro de 2023. O atual titular, Soren Skou,ocupa ocargo desde 2016. Depois de uma pandemia, e agora com a guerra na Ucrânia e uma crise energética, Clerc indica que “há muitos desafios difíceis pela frente; desafios que afetam a todos nós e onde a Maersk pode fazer a diferença. As empresas estão a repensar as suas cadeias de abastecimento neste novo ambiente, procurando mais estabilidade e mais apoio no seu caminho para a descarbonização”.

“Estou entusiasmado com a confiança que o Conselho está demonstrando em me dar a oportunidade de liderar as próximas etapas de nossa transformação. É um privilégio para mim liderar uma empresa com uma herança tão longa, valores tão fortes e um potencial enorme, disse Clerc."

O presidente do conselho da Maersk, Robert M. Uggla, disse que  "o conselho tem o prazer de anunciar Vincent Clerc como o novo CEO da Maersk. Desde 2019, Vincent é CEO da Maersk Ocean & Logistics, que contribui com uma parte significativa do capital investimentos e resultados da empresa. Ele tem sido um líder crítico na transformação da Maersk, demonstrando grande perspicácia estratégica, capacidade de executar planos complexos e entregar valor de longo prazo para os acionistas por meio de soluções atraentes para os clientes."

Referindo-se ao CEO que sai, afirmou que "Soren contribuiu para o desenvolvimento do nosso Grupo durante quase quarenta anos, dos quais onze anos como CEO da Maersk Tankers, quatro como CEO da Maersk Line e perto de sete como CEO da Maersk Durante seu mandato como CEO da Maersk, Soren foi fundamental para redefinir a Maersk como um fornecedor de logística de ponta a ponta com foco no cliente, com uma posição de liderança global em soluções de transporte sustentável.”

“Em nome do Conselho, agradeço sinceramente a Soren por sua liderança valiosa e resultados impressionantes. Sou igualmente grato pelo apoio de Soren na revisão da sucessão do CEO, garantindo que a empresa não perca o ímpeto de seus esforços estratégicos em um mercado desafiador e em constante mudança."

Por sua vez, Soren Skou comentou que “por quase sete anos, trabalhei junto com minha equipe para mudar o modelo de negócios, a cultura, o backbone digital e os resultados para tornar a Maersk novamente uma empresa lucrativa e em crescimento. Esse foi o mandato que recebi como CEO em 2016 e gostaria de agradecer ao Conselho, nosso maior acionista, minha equipe executiva e todos os meus fantásticos colegas globais por sua confiança e apoio ao longo dos anos."

Skou acrescentou que “agora é o momento certo para Maersk, para Vincent e para mim fazer essa transição. A empresa tem se saído muito bem nos últimos anos. Nunca estivemos tão fortes financeiramente e temos um plano inspirador e visionário para a continuação de nossa estratégia de integração global que guiará a Maersk por muitos anos. Trabalhei de perto com Vincent por mais de uma década e estou confiante de que ele está pronto para levar a empresa ao próximo nível. Estou ansioso por um novo capítulo da minha vida, onde continuarei a trabalhar em um nível não executivo e ter mais tempo para minha família e outros interesses.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário