sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Armadores sentem a queda da demanda e começam a encerrar serviços na rota Ásia/Norte da Europa


O "pouso forçado" enfrentado pelo transporte de contêineres, devido à queda na demanda de carga e às taxas spot da Ásia, está cobrando seu preço e forçando as companhias marítimas a reestruturar rapidamente os serviços. Após a saída da Allseas Shipping Company (que optou por slots na THE Alliance), a China United Lines (CULines) confirmou o fechamento temporário de seu serviço quinzenal Asia - Europe Express ('AEX') que operava em conjunto com TS Lines, Alphaliner relatórios.

O último itinerário da China será oferecido esta semana com o “TS Singapore” de 4.198 TEU que chegará ao norte da Europa na primeira quinzena de janeiro. A CULines disse em comunicado que seus navios relativamente pequenos não são mais competitivos no comércio entre a Ásia e a Europa. A companhia marítima confirmou que não abandonará todas as trocas leste-oeste e que seu serviço entre a China e a costa oeste dos Estados Unidos será mantido.

A linha também está observando de perto a rota Ásia - Mediterrâneo Oriental. Isso sugere que a CULines poderia realocar algumas de suas embarcações de 4.100-4.400 TEU atualmente operando no serviço 'AEX' para um serviço da Ásia-Med se não conseguir chegar a um acordo amigável com a Antong Holdings para a entrega antecipada de sua embarcação. Deve-se notar que as taxas spot da Ásia-Mediterrâneo estiveram menos sujeitas à erosão.

De acordo com o Shanghai Containerized Freight Index (SCFI), as taxas Ásia-Med ficaram em US$ 3.650/FEU na semana passada. Isso se compara a apenas US$ 2.170/FEU para o comércio mais longo do Extremo Oriente e Norte da Europa. A retirada das CULines da rota Ásia - Norte da Europa não terá um impacto substancial na dinâmica comercial geral, uma vez que a quota de mercado da linha entre a Ásia e a Europa (Norte da Europa e Mediterrâneo) situou-se em apenas 0,5% em termos de capacidade semanal nominal.

No entanto, outras companhias marítimas começaram a reduzir a capacidade nas últimas semanas. A atual capacidade semanal média entre a Ásia e a Europa, que ainda inclui as linhas CULines/TS Lines, era de 418.500 TEUs em 6 de dezembro. Isso representa uma queda de 4,0% em relação ao início de novembro e uma redução de capacidade de 7,2% em relação a agosto, quando a oferta semanal era de 450.750 TEUs.

O impulso para limitar a capacidade não é compartilhado igualmente por todas as operadoras. Dos 32.250 TEUs semanais que foram retirados desde agosto, a Alphaliner contabiliza quase 22.000 TEUs removidos pelos parceiros da 2M MSC e Maersk, que estão bloqueando ativamente as partidas. Os membros da OCEAN Alliance (Grupo COSCO, CMA CGM, Evergreen) removeram 10.500 TEUs de capacidade semanal desde agosto, enquanto a THE Alliance (Hapag-Lloyd, ONE, HMM, Yang Ming) aumentou ligeiramente sua capacidade semanal total em 3.700 TEUs ( +3,3%).

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