segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

CMA CGM Air Cargo suspende temporariamente sua oferta de transporte aéreo e arrenda suas aeronaves


A CMA CGM Air Cargo “temporariamente” parou de vender espaço de carga em seus próprios aviões de carga servindo Chicago e Atlanta da Europa, em favor de alugar suas aeronaves para outras companhias aéreas de carga em um aparente esforço para obter uma rentabilidade mais rápida em meio às condições de enfraquecimento do mercado, relata FreightWaves De acordo com o FlightRadar24, vários cargueiros de fuselagem larga registrados na CMA CGM atualmente voam para a DHL Express e a Qatar Airways Cargo.

Com seis aeronaves no total, a CMA CGM Air Cargo é uma operadora de carga relativamente pequena que ainda tenta se firmar em um mercado em que entrou há apenas 20 meses. O corte imediato no serviço foi um choque para os provedores de logística que transportavam quantidades regulares de carga com a companhia aérea de carga e colocaram em risco seus compromissos de entrega.

“Do ponto de vista comercial e de marca, é incrivelmente prejudicial, porque estamos promovendo um serviço que não existe mais”, disse um executivo de um despachante que pediu para permanecer anônimo. A mudança de estratégia ocorre quando a nova companhia aérea de carga tenta construir uma carteira de negócios em meio a uma desaceleração global no movimento de carga aérea neste ano. Em uma declaração fornecida à FreightWaves, a CMA CGM indicou que "para atender às necessidades de nossos clientes, tomamos a decisão de suspender temporariamente nossas conexões com Chicago e Atlanta".

A Ceva Logistics, uma empresa global de armazenamento e gerenciamento de frete de propriedade da CMA CGM, também foi afetada pela pausa no serviço da empresa irmã. “Através de comunicação regular com nosso parceiro transportador, sabíamos com antecedência da decisão da CMA CGM Air Cargo. Como resultado, conseguimos garantir capacidade suficiente com outros parceiros em nossa rede de operadoras e continuaremos a atender nossos clientes que precisam de soluções de transporte aéreo de e para os mercados dos EUA”, disse a Ceva em comunicado.

Dessa forma, a mudança resulta potencialmente na alienação de clientes ou, pelo menos, na criação de incerteza sobre se a companhia aérea é um parceiro confiável. No entanto, o dano colateral seria mínimo, já que muitos agentes de carga indicaram que não mantinham contratos de longo prazo com a CMA CGM. subcontratação de aeronaves A CMA CGM lançou sua companhia aérea de carga aérea no início de 2021, como parte de um plano estratégico para investir enormes lucros de transporte em capacidades logísticas e se tornar um provedor de serviços chave na mão para grandes empresas multinacionais interessadas em reduzir a complexidade da cadeia de suprimentos.

A empresa registrou um lucro operacional de US$ 9,2 bilhões no terceiro trimestre com uma margem de lucro de 46%, a par dos excelentes resultados do ano passado. A empresa comprou quatro cargueiros A330-200 usados ​​da Qatar Airways, estabeleceu uma base em Liège, na Bélgica, e terceirizou o voo para a Air Belgium, até então uma companhia aérea exclusivamente de passageiros. Duas de suas primeiras rotas foram para Chicago e Atlanta. No verão passado, recebeu dois cargueiros 777 construídos pela Boeing. Agora, um dos 777 aviões de carga e um A330 estão em serviço para a divisão de carga da Qatar Airways, com voos entre vários aeroportos europeus e Doha. E dois dos A330 estão sob contrato com a European Air Transport, uma transportadora de carga registrada da DHL Express. Um quarto A330 estava em operação para a Qatar Airways por um breve período, mas desde então foi interrompido. 

Desta forma, a CMA CGM Air Cargo questiona seu plano de ter 12 aviões cargueiros em 2026. Outras linhas de carga aérea nascidas do pico de fretes vivenciado pela indústria marítima são a MSC Air Cargo, que iniciou suas operações em dezembro, após a entrega de a primeira de quatro aeronaves Boeing 777-200F operadas pela Atlas Air, uma subsidiária da Atlas Air Worldwide Holdings. Enquanto isso, a Maersk Air Cargo lançou este ano progressivamente uma capacidade controlada de cinco aeronaves: dois novos B777Fs e três cargueiros B767-300 arrendados. Três novos cargueiros B767-300 também serão adicionados à operação EUA-China, que inicialmente será gerenciada por uma operadora terceirizada.

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