O porto de Montevidéu, na capital do Uruguai, completou na primeira semana de dezembro a mobilização de um milhão de TEUS mobilizados. Assim afirmou o presidente da Administração Nacional de Portos (ANP), Juan Curbelo, que acrescentou que o recorde tem um duplo componente: o aumento do comércio exterior uruguaio e da economia, que gerou mais importações e exportações, e que a volta dos uma porcentagem significativa da carga vinda do Paraguai e do sul da Argentina.
Em 2021, foram mobilizados 978.069 TEUs, segundo dados da Divisão de Desenvolvimento Comercial da ANP. Enquanto isso, em 2020, foram atingidos 764.799 TEUS, enquanto em 2019 atingiu 749.575 TEUs e em 2018, 797.800 TEUs. A carga do Paraguai havia sido extraviada em 2017 devido a atrasos na entrega da carga. “Superamos a perda da carga paraguaia ocorrida há quatro anos. Uma porcentagem significativa das importações e exportações do Paraguai hoje passa pelo porto de Montevidéu. Isso também explica o aumento sustentado da movimentação de contêineres e TEUs”, disse Curbelo.
Para o presidente da ANP, os números registrados sobre a atividade portuária mostram que os armadores continuam apostando no porto, acrescentando que um porto que movimenta um maior volume de mercadorias torna-se um terminal competitivo. “Esse era um dos objetivos da nossa gestão à frente da ANP”, destacou Curbelo.
Questionado se a operação do Terminal de Cuenca del Plata (consórcio formado pela multinacional belga Katoen Natie e a própria ANP) também poderia ter influenciado nessa melhora nas operações, Curbelo destacou que o reordenamento das operações de contêineres e a priorização das áreas empresas especializadas aumentaram a eficiência do porto.
Ele também reconheceu o trabalho que é realizado nas docas públicas onde operam empresas como Montecon e Narciso, entre outras. “O recorde é uma conquista da comunidade portuária, das empresas e dos trabalhadores. É o resultado de um esforço coletivo. A autoridade portuária é mais um elo dessa cadeia”, alertou o titular da ANP.
Ao ultrapassar um milhão de TEUs mobilizados, Montevidéu consolida sua posição como um dos 20 portos da América Latina e do Caribe que mais movimenta cargas conteinerizadas. No ranking anual elaborado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Montevidéu ficou em 19º lugar em 2015, mobilizando 811.297 TEUS; em 2016, ficou em 17º lugar com 888.199 TEUs. Em 2017 manteve a posição com 811.119 TEUS mobilizados. Já no ranking de 2020, ficou em 15º lugar com 764.799 TEUs mobilizados. Em 2021, o porto manteve essa posição com 978.068 TEUs mobilizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário