A VLI,
companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, e a
Aperam, produtora integrada de aços planos inoxidáveis, elétricos e de aços planos
especiais de carbono, ampliaram o volume de itens movimentados pelos trilhos. A
expectativa divulgada é de que, em comparação com o ano passado, a parceria
entre as empresas seja ampliada em 300%, criando opções de rotas e aumentando o
volume de cargas no modal ferroviário.
Uma
das ampliações foi direcionada à logística de abastecimento de matérias-primas
que são utilizadas nos altos-fornos da usina da Aperam, em Timóteo, no Vale do
Aço, e que passaram a chegar pelos vagões da VLI desde o mês de janeiro. A
empresa conta com uma conexão ferroviária em sua unidade e essa nova logística
é feita utilizando terminais intermodais, que conferem mais eficiência ao
processo. Outro fluxo que integra o incremento previsto para este ano foi o de
envio de placas de aço para o mercado externo. O produto sai do interior de
Minas Gerais para embarque no Espírito Santo.
Para o presidente da Aperam,
Frederico Ayres Lima, as novas rotas refletem a constante busca da empresa pelo
aperfeiçoamento de suas operações e a ampliação da sustentabilidade em seus
processos. “A Aperam tem forte compromisso com a qualidade de seus produtos e a
preservação do meio ambiente. Acredito que essa diversificação da matriz
logística da empresa traz uma importante contribuição socioambiental para as
regiões onde atuamos” afirma Ayres Lima.
De acordo com Maurício
Rodrigues, gerente executivo de logística da Aperam, o modal ferroviário ajuda
a reduzir muito os impactos sociais e ambientais gerados pela movimentação de
insumos e produtos. “Temos fluxos de grande porte e a operação nos trilhos nos
permitiu tirar cerca de 1.300 caminhões por mês das rodovias. Nesse ponto, a
parceria com a VLI para desenvolvimento de novas estratégias logísticas que
garantissem, principalmente, uma alternativa mais limpa de abastecimento
utilizando a ferrovia, foi essencial para o sucesso desses projetos”, pontua.
Além dessas novas rotas, a
ferrovia já movimentava bobinas de aço carbono da Aperam entre o Vale do Aço e
o terminal de Santa Luzia, da VLI, na região metropolitana. O espaço serve como
um centro de distribuição avançado e atende clientes da Aperam de diversas regiões.
“O modal ferroviário, seja para
o transporte de matérias-primas ou de produtos acabados, é um meio logístico
eficaz e que permite ganhos de escala, reduzindo os impactos social e
ambiental, além de fornecer mais previsibilidade e garantia da cadeia de produção,
potencializando os resultados dos nossos clientes”, ressalta Fabiano Lorenzi,
diretor Comercial da VLI.
A experiência da VLI em soluções
logísticas customizadas e os ativos integrados, em especial, a conexão da
Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) com a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM)
conferem à empresa eficiência no fluxo de insumos ao mercado externo e interno,
além de auxiliar na movimentação de produtos da siderurgia.
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