O presidente
da Associação Nacional de Portos (ANP) do Uruguai, Juan Curbelo,comentou as
denúncias do grupo Katoen Natie, operadora privada do terminal de contêineres
TCP, que supostamente favoreceriam a Montecon. Curbelo, indicou que, juntamente
com outros membros do Governo, está dedicando grande parte das suas energias
numa negociação confidencial com a empresa belga, para evitar um potencial
processo de 1.500 milhões de dólares contra o Estado.
"Estou otimista de que podemos
chegar a um acordo em breve", disse ele. Embora ele se limitou a fornecer
mais informações sobre isso. O chefe da ANP também falou sobre outros assuntos
relacionados à sua gestão. Sobre as dificuldades geradas pela pandemia do
coronavírus (Covid-19), ele disse que o impacto tem sido diferente e que em
algumas áreas, como terminais marítimos fluviais, tem sido muito forte, tanto
em Montevidéu quanto em Colônia.
“A operação foi reduzida a zero, exceto nas
últimas semanas onde havia uma frequência (da Buquebus) e depois duas entre
Montevidéu e Buenos Aires. A realidade é que nos terminais a receita da ANP foi
reduzida a zero”, reconheceu.
Abril e maio foram os maiores abalos,
e só agora mostram uma melhora na atividade. “Pretendemos chegar ao final do
ano um pouco abaixo de 2019, que não foi um ano bom, mas foi o ano que havíamos
definido como parâmetro para o orçamento de 2020. Esperamos poder terminar este
ano um pouco abaixo do orçamento”, disse.
Nas últimas semanas, diversos agentes
privados, como exportadores e industriais, alertaram sobre os altos custos
portuários em relação à região. Juan Curbelo observou que este assunto não só
os preocupa, como os ocupa.
“Já falamos várias vezes com o
Sindicato dos Exportadores, com companhias marítimas, com pilotos, armazéns.
Toda a comunidade portuária tem que entender que o porto de Montevidéu é muito
caro e temos que reajustar as tarifas”, disse. Nesse sentido, informou que nos
próximos meses terão novidades sobre uma redução tarifária que incluirá
sinistros.
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