O Porto de
Cartagena, na Colômbia, liderou a lista de portos da América Latina e Caribe
que constou de uma lista global de portos com maiores conexões diretas. A relação
faz parte de um documento elaborado por Jan Hoffmann, Diretor de Comércio e
Logística da UNCTAD e Julian Hoffmann, um analista de dados baseado em Londres.
De acordo com o relatório, no segundo
trimestre de 2020, 939 portos de contêineres no mundo receberam transporte
regular. Se todos os portos tivessem serviços diretos entre si, haveria 440.391
conexões marítimas diretas de porto a porto.
Mas, na realidade, apenas 12.748
pares de portas possuem tais conexões diretas, ou seja, 2,9% do total teórico.
Para os 97,1% restantes dos pares de portos, é necessário que os contêineres
sejam transbordados em portos intermediários. Para examinar as características
da rede de transporte marítimo, foram utilizados os dados fornecidos à UNCTAD
pelo MDS Transmodal.
O relatório descreve a posição de uma
porta na rede de transporte por 1) o grau do nó que corresponde ao número de
portas com as quais a porta tem conexão direta e 2) a intermediação entre duas
portas, que é a importância de uma porta para comércio entre outras portas que
estão conectadas entre si por meio de transbordo.
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