A
Superintendência do Porto de Itajaí foi comunicada esta semana, por meio de
Ofício encaminhado pela Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, quanto às
recomendações para revisão dos parâmetros de operação portuário ao longo do
Complexo Portuário de Itajaí. A apresentação de levantamentos batimétricos
junto aos Serviços de Praticagem e Marinha do Brasil no último dia 30 de agosto
e 05 de setembro, revelaram profundidades de navegação recordes.
Os resultados de novas batimetrias
(medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios), realizada por empresa
contratada pela Superintendência do Porto de Itajaí, avaliou os resultados em
todo acesso aquaviário, incluindo berços de atracação, bacias de evolução,
canal interno e canal externo. De acordo com os serviços de Praticagem e
homologação da Autoridade Marítima (Marinha), os resultados foram avaliados com
base nos trabalhos de dragagem de manutenção realizados constantemente.
No canal externo e interno, as
profundidades mínimas chegaram a 14,10 m e 14,00 metros. Nos trechos 1 e 2 da
Bacia de Evolução, as profundidades registraram a marca de 14,00 metros, e nos
quatro berços do Porto de Itajaí (APMT e porto público), as profundidades
também se igualaram registrando 14,00 metros. A notícia agradou a todos que
atuam diretamente no Complexo Portuário, e, principalmente ao Porto de Itajaí,
pois estes índices, são os melhores já divulgados em toda a história de
medições de profundidade, que consequentemente refletem em melhoria no calado
operacional.
“O Porto de Itajaí é considerado o de
maior representatividade no Estado de Santa Catarina e o segundo do país em
movimentação de cargas. Com estes resultados positivos, daremos sequência aos
bons números que estamos conquistando mensalmente, a exemplo da nova sinalização
náutica de acesso ao complexo e o término da primeira etapa das obras da Bacia
de Evolução, entre outras ações que alavancam nossa economia, acima de tudo é
dever nosso em garantir segurança aos armadores, pois somos um dos melhores
portos do país para o tráfego de embarcações”, destacou Fábio da Veiga,
Superintendente do Porto de Itajaí.
Os resultados do calado operacional
do Porto de Itajaí também surpreenderam o Prefeito Volnei Morastoni: “É uma
notícia excelente para o trade portuário de Itajaí. Prova disso é o eficiente
trabalho de dragagem que vem sendo realizado. Com o avanço de profundidades
podemos dar maior segurança de navegabilidade para os navios e com isso agregar
melhores movimentações de cargas e com isso destacando um bom desempenho
econômico para o município de Itajaí”, pontuou.
A Superintendência do Porto de Itajaí
tem um contrato de cinco anos (2019-2023), com a empresa VanOord para os
serviços de dragagem do canal de acesso (manutenção). Trata-se de uma empresa
holandesa com mais de 150 anos de história e experiência no mercado
internacional de dragagens com um hall de equipamentos extensos, estando entre
as melhores do mundo. Com a dragagem de manutenção constante, muitos são os
aspectos positivos de acordo com os resultados obtidos pelas medições atuais:
“Sem dragagem não existe porto. A
profundidade natural do Rio Itajaí-Açú é de 7 metros e temos mantido a
profundidade do rio na faixa de 14 metros. Com esse índice de profundidade, as
embarcações podem atracar com segurança de navegação no Porto de Itajaí e
Complexo Portuário num todo. Isso contribui com a movimentação anual de
contêiner ultrapassando a faixa de mais de 1 milhão de contêineres (TEUs –
contêiner de 20 pés), gerando lucro, renda e principalmente empregos para toda região.
Acima de tudo, é uma dragagem que tem licença ambiental, tem autorização da
Marinha e todas as autorizações que se aplicam a ela”, conclui André Luiz
Pimentel Leite da Silva Junior – Diretor Técnico da Superintendência do Porto
de Itajaí.
A draga tem um PGRS – Plano de
Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que obedece ao licenciamento de dragagem de
manutenção e tem a obrigação de cumprir com as normas mediante contrato. A
previsão de volume de dragagem anual é na ordem de 3 milhões e 100 mil metros cúbicos
por ano. Esse montante acumulado tem que ser anualmente vencido para vencer as
cotas de navegação de 14 metros como prevê o contrato.
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