A pesada dívida que arrasta a CMA CGM obrigou a
armadora francesa a buscar um comprador para seus ativos de terminais que
concentram 100% de sua total propriedade, a CMAT (CMA Terminals). O ex-CEO da
APL, Lars Kastrup, foi designado para dirigir a venda, de acordo com o último
boletim da Alphaliner.
A
CMAT tem participação em 32 terminais em todo o mundo e adminitrou volumes
superiores a 8,50 Mteus em 2018. A venda destas unidades se seguiria a de 2013,
de 49% das ações do Terminal Link à china Merchants, por US$ 528 milhões. O
Terminal Link atualmente operar 13 terminais e manejou 1,8 Mteus no ano
passado.
Além disso, a CMA CGM, em dezembro de 2017, vendeu 90% da participação
no Los Angeles Terminals, gestionada pela APL. A instalação foi transformada na
Global Gateway South , conhecida como Fenix Marine à EQT Infrastructure, por
US$ 875 milhões.
A
companhia francesa pode ter dificuldades para se desfazer de alguns terminais
menos estratégicos, por falta de interessados. Os ativos estratégicos do
portfólio da CMAT correspondem a 49% da participação da CMA CGM – PSA Lion
Terminal em Singapura, com uma fatia de 30% do Terminal Rotterdam World
Gatewat, e 100% de paricipação em Kingston Freeport Terminal.
A
China Merhant tem sido citada como a primeira a mostrar interesse em comprar os
terminais da CMAT, o que permitiria ampliar ainda mais sua presença global. O
grupo já mantém estreitos vínculos com a armadora francesa, já que, além da sua
participação no Terminal Link, a China Merchant Bank financiou uma operação de
sale-leaseback de US 648 milhões para oito navios de 9.300 a 10 800 teus em
2016.
Entretanto, continuam os resultados negativos na Ceva Logistics, que
registrou uma perda de US$ 32 milhões no segundo trimestre, o que gerou uma
pressão sobre o rendimento da CMA CGM. O mesmo ocorre com os pagamentos de
interesses de mais de US$ 300 milhões de uma dívida total da armadora de US$ 19
bilhões, vencida em março deste ano, que pesou nos resultados do segundo
trimestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário