O Complexo do Pecém recebeu, nesta semana, a visita de executivos da Qair Internacional, multinacional francesa que é referência mundial em energias renováveis. O grupo, através da subsidiária Qair Brasil, já possui um Memorando de Entendimento (MoU) com o Governo do Estado do Ceará para o desenvolvimento de uma planta de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém.
A comitiva foi recebida pelo presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo; pela vice-presidente financeira, Rebeca Oliveira; e pela diretora de operações da ZPE Ceará, Andréa Freitas, que apresentaram todos os detalhes do Hub de Hidrogênio Verde do Ceará. Os executivos também conheceram a estrutura do Porto do Pecém e visitaram as instalações da ZPE Ceará, incluindo o Setor 2, área que receberá os principais projetos de H2V do Estado.
Participaram da visita Mareva Edel, CEO de Energia da Qair Internacional; Tryggvi Herbertsson, chairman da Qair Islândia e chefe de Hidrogênio Verde da Qair Internacional; Maude Geissmann, membro do Conselho de Administração da Qair Internacional; e Gustavo Silva, diretor de operações da Qair Brasil.
Em julho de 2021, a Qair Brasil assinou Memorando de Entendimento com o Governo do Ceará para o desenvolvimento de planta de produção de hidrogênio verde com energia elétrica gerada através do Complexo Eólico Marítimo Dragão do Mar e de um parque de energia eólica offshore (dentro do mar). O investimento total previsto é de US$ 6,95 bilhões.
O Complexo Eólico Offshore Dragão do Mar, projeto desenvolvido para gerar energia elétrica para a planta de eletrólise, irá contemplar uma planta de geração eólica offshore com capacidade instalada de 1.216 GW, a ser localizada na plataforma continental da costa de Acaraú-Ceará.
O projeto contemplará também o desenvolvimento de uma planta de eletrólise com capacidade de 2.240 MW, para produção de Hidrogênio Verde de aproximadamente 296 mil ton./ano, localizada no Hub de Hidrogênio Verde, no Complexo do Pecém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário