segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

OMI examina disponibilidade de combustiveis do futuro e tecnologias maritimas de baixa e nula emissão de carbono

A descarbonização do transporte marítimo internacional é uma prioridade para a IMO e, até meados de 2023, a organização pretende ter uma Estratégia revista e fortalecida para a redução das emissões de GEE dos navios. A esse respeito, um novo projeto da IMO visa fornecer uma avaliação do estado de prontidão e prontidão da tecnologia de navios e combustíveis com baixo ou zero carbono, a fim de ajudar a informar os Estados-Membros enquanto trabalham na revisão da Estratégia de GEE da IMO.

O principal compromisso da Estratégia Inicial, adotada em 2018, é eliminar gradualmente as emissões de GEE do transporte marítimo internacional o mais rápido possível. Abraçar a inovação tecnológica junto com a transição para combustíveis de baixo e zero carbono e/ou fontes alternativas de energia será necessário para alcançar essa ambição.

Essas mudanças também exigem a consideração de questões como segurança e regulamentação, preços e disponibilidade de infraestrutura, emissões do ciclo de vida, restrições da cadeia de suprimentos e quaisquer barreiras à adoção. Pensando nisso, a Divisão de Meio Ambiente Marinho da IMO lançou um projeto que fornece análises técnicas relacionadas à viabilidade de caminhos para a descarbonização da navegação.

O projeto "Future Fuels and Technologies for Low Carbon or Zero Carbon Shipping" (FFT Project) é um projeto de parceria implementado pela IMO com financiamento da República da Coreia. Previsto até 2025, é composto por três fases principais: Um estudo da adoção e difusão global atual e esperada de tecnologias e combustíveis marítimos de baixo e zero carbono. Identificação e apoio de incentivos e mecanismos regulatórios, incluindo questões de segurança e treinamento, para promover a adoção de combustíveis alternativos e tecnologias que incluam medidas de redução de emissões no médio e longo prazo. Promoção da cooperação tecnológica - por exemplo, por meio de projetos-piloto - e organização de atividades de divulgação para fortalecer o entendimento mútuo e a cooperação entre países desenvolvidos e em desenvolvimento e a indústria naval global.

Em junho de 2022, o MEPC 78 observou a necessidade de mais informações para apoiar o processo de revisão da Estratégia Inicial de GEE. Para esse fim, a primeira fase do projeto FFT inclui uma avaliação da prontidão e disponibilidade de combustível marítimo de baixo carbono e carbono zero e tecnologia naval.

O estudo avaliará a demanda, bem como os desenvolvimentos de capacidade para tecnologias de baixo e zero carbono, enquanto avalia sua prontidão comercial e tecnológica. Este último será analisado a partir de três cenários de possíveis formas de reduzir as emissões de CO2 até 2050: IMO Cenário de Estratégia Inicial (IMO) Cenário de Emissões Líquidas Zero (NZE) Cenário Zero para 2050 (ZERO) Esta pesquisa, que será realizada até junho de 2023, é financiada pelo Voyage Together Trust Fund e pelo mecanismo voluntário de financiamento de vários doadores da IMO, o GHG TC Trust Fund.

Os resultados serão compartilhados e podem informar as discussões sobre as metas de redução de GEE na Estratégia revisada de GEE da IMO. Além disso, a IMO contratou a Ricardo-AEA Ltd e a DNV para realizar o estudo. centro de informações on-line Além disso, está sendo desenvolvido um site abrangente, destinado a funcionar como um hub online dedicado para os membros da IMO encontrarem e compartilharem informações e dados sobre a adoção de combustíveis alternativos e novas tecnologias como parte da descarbonização do transporte. e longo prazo.

O site facilitará o acesso a materiais de uso particular para os Estados em desenvolvimento sobre os últimos avanços na descarbonização do setor marítimo. Ele também fornecerá material educacional e de treinamento, bem como detalhes sobre atividades e eventos relacionados.

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