sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Hamburg Sud é o armador com melhor desempenho em relação a emissões na rota Extremo Oriente/Costa Leste da América do Sul


O Índice de Emissões de Carbono (CEI) da Xeneta, que atualmente cobre 13 das maiores rotas do mundo, registrou que o CO2 emitido por tonelada de carga transportada na rota Extremo Oriente - Costa Leste da América do Sul (ECSA) aumentou 6,3% no quarto trimestre 2022 em comparação com o trimestre anterior, gerando um CEI de 96,6. O valor é o mais alto nesta rota desde o terceiro trimestre de 2021 e é o mais alto das cinco rotas do Extremo Oriente atualmente cobertas pela CEI.

A companhia marítima com melhor desempenho na referida rota durante o quarto trimestre de 2022 foi a Hamburg Süd, com nota 76,2 no CEI. Isso significa que uma tonelada de carga navegando em um navio operado por essa linha emite 21% menos CO2 por tonelada do que a média dessa rota. A pontuação CEI mais baixa da Hamburg Süd deveu-se a navios maiores que a média navegando nesta rota, que também navegavam a uma velocidade menor que a média.

Essas duas variáveis, melhores que a média, compensaram a taxa de ocupação de espaço da Hamburg Süd inferior à média da rota. As outras companhias marítimas com os melhores resultados no quarto trimestre de 2022 nesta rota foram a ONE (82,2) e a Hapag-Lloyd (84,3). Nenhuma delas, no entanto, excedeu a média da rota em todos os trimestres desde o primeiro trimestre de 2018.

No entanto, em média, a Hapag-Lloyd tem sido a linha de navegação mais eficiente em carbono nos últimos cinco anos nesta rota. Entre as seis principais companhias marítimas, a de pior desempenho no período analisado foi a Evergreen, segundo dados do CEI, registrando um CEI de 109,7. É uma das três linhas com menor CEI. Esta é uma das três rotas medidas pelo CEI onde a eficiência de carbono da Evergreen é pior do que a média da rota.

Embora a Evergreen tenha sido a transportadora com a melhor taxa de ocupação de espaço na rota Extremo Oriente - ECSA no quarto trimestre, navegou em navios menores e, portanto, menos eficientes em carbono (-9,5% que a média da rota comercial) e navegou muito mais rápido (+8,9%). Ao comparar os dados da CEI e da Xeneta sobre as taxas de frete no quarto trimestre, fica claro que a escolha de uma transportadora (relativamente) mais ecológica não significa necessariamente custos mais altos. No mercado à vista, as taxas médias da Hapag-Lloyd estão abaixo da média do mercado.

No mercado de contratos de longo prazo, a taxa média de longo prazo da Hamburg Süd também está abaixo da média do mercado quando todos os contratos válidos desse tipo são considerados. Em comparação com a média do mercado, a Evergreen é mais cara no mercado de contratos de longo prazo, mas também oferece economia no mercado à vista em comparação com a média do mercado.

 

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