terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Porto Itapoá vence Prêmio Supplier Day, do grupo BMW, para iniciativas sustentáveis e de responsabilidade social

O Porto Itapoá foi o vencedor, em novembro de 2022, do Prêmio Supplier Day 2022, promovido pelo grupo BMW para celebrar iniciativas comprometidas com a mobilidade sustentável e responsabilidade social dentre seus fornecedores. O porto catarinense foi a única empresa do setor de logística e comércio exterior a figurar entre os concorrentes na categoria sustentabilidade. A iniciativa vencedora foi o programa de compostagem acelerada por biotecnologia realizado pelo Terminal desde fevereiro deste ano (2022).

Em outubro do ano passado, o Terminal conquistou o selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, para o inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no ciclo de 2022. O programa é implementado no Brasil pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

 

O Porto Itapoá também figurou no ranking das “500 Maiores do Sul”, tradicional lista da Revista Amanhã, ocupando a 229ª colocação geral e a 48ª colocação dentre as empresas catarinenses. Com esse resultado, o Terminal sobe três posições no ranking geral (foi 232º em 2020) e seis posições na lista de Santa Catarina.

 

O Terminal movimentou 885.822 TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade de contêiner de 20 pés) no ano de 2022, representando um crescimento de 14,28% em relação ao que foi movimentado pelo Terminal em 2021. Com isso, teve maior crescimento entre os cinco maiores terminais de contêineres do Brasil.

 

O número de navios que passaram por Itapoá também cresceu: foram 555 navios em 2022, número 4,9% maior do que no ano anterior. As exportações pelo Terminal também cresceram cerca de 13,25% no último ano. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que não contabilizam contêineres vazios e transbordos. Com essas movimentações somadas aos dados da Antaq, o Porto Itapoá movimentou 950.512 mil TEUs em 2022.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário