quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Expectativa do mercado é de que os custos da indústria naval fiquem abaixo dos níveis pré-pandemia


Após desfrutar de anos de lucros recordes após a pandemia global, a indústria naval agora parece prestes a sofrer um forte revés. É o que afirmam analistas do Barclays Plc, liderados por Alexia Dogani, que alertam que seu próprio índice de frete sugere que os custos do setor “provavelmente ficarão abaixo dos níveis pré-pandêmicos ou, no melhor dos casos, voltarão aos onde estavam antes da pandemia, dadas as tendências atuais", informou a Bloomberg.

Eles cortaram suas estimativas de ganhos em empresas como a A.P. Moller-Maersk A/S e Zim Integrated Shipping Services Ltd., citando a pressão dupla de taxas mais baixas e excesso de oferta. Pelas estimativas de John McCown, as companhias marítimas, que obtiveram quase US$ 60 bilhões em lucros apenas no terceiro trimestre do ano passado, usaram esse dinheiro para aumentar a capacidade e comprar novos navios.

A Maersk alertou na semana passada que o volume de contêineres pode cair até 2,5% este ano. Isso poderia forçar as companhias marítimas a parar de usar seus navios ao mesmo tempo em que reduzem a velocidade para reduzir as emissões de carbono. “A capacidade já aumentou, enquanto a velocidade e o gerenciamento de embarcações ociosas podem compensar apenas parcialmente esse influxo de capacidade sem prejudicar a qualidade e os cronogramas da rede”, dizem os analistas.

“Na verdade, quando olhamos para os dados recentes sobre marcha lenta e marcha lenta, eles foram os mais influentes nos últimos meses, com sucesso limitado até o momento em desacelerar o declínio nas taxas de cobrança”. Embora uma queda nas taxas de embarque seja uma boa notícia para a inflação dos EUA, que permanece firmemente acima da meta de 2% do Federal Reserve, também pode aumentar a pressão sobre um setor que tem reputação de oscilar entre alta e queda. O Barclays diz que espera "uma correção significativa na lucratividade nos próximos dois anos", somando-se a advertências semelhantes de participantes do setor de que uma "grande recessão" está chegando ao transporte marítimo.

"Os ganhos das transportadoras de contêineres podem ser altamente voláteis, dada a alavancagem operacional significativa em relação à taxa de frete unitário", concluem os analistas do Barclays. “Claramente, como visto durante a pandemia, as taxas são difíceis de prever e a alavancagem operacional é muito alta, mas nossa análise e projeções de taxas atuais sugerem que pode haver desafios significativos pela frente”.

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