terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Diretor do Porto de Roterdã discute os desafios energéticos com governador do Ceará e parceria com o complexo do Pecém

O diretor internacional do Porto de Roterdã (Holanda), Rene van der Plas, esteve reunido na semana passada com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o secretário Salmito Filho (Desenvolvimento Econômico) e a diretoria do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Eles discutiram os desafios para a transição energética no Estado e as oportunidades de crescimento do Complexo do Pecém para os próximos anos. Rene também visitou a CIPP e falou aos funcionários sobre a importância da parceria com o Ceará e da necessidade do Porto de Roterdã ampliar o uso de energia limpa. O porto holandês é considerado um dos maiores e mais importantes do mundo.

“A parceria com o Porto de Roterdã é um dos nossos principais diferenciais para viabilizar alguns grandes projetos aqui no Ceará, como é o caso do Hub de Hidrogênio Verde, tendo em vista que Roterdã está se tornando o principal Hub de Hidrogênio da Europa e nos oferece todo o know how e influência para captar novos investimentos. Foi um prazer receber o diretor Rene aqui no Pecém e mostrá-lo, de perto, todo o trabalho que estamos desenvolvendo para tornar o nosso Complexo cada vez mais próspero e competitivo”, destacou o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo.

Ao longo da manhã, Rene ministrou palestra no auditório do Bloco de Utilidades e Serviços (BUS) do Complexo do Pecém, acompanhado do presidente Hugo Figueirêdo e demais membros da diretoria. Em seguida, ele visitou as instalações da ZPE Ceará, onde foi recebido pelo presidente Eduardo Neves e conheceu de perto a infraestrutura da free trade zone, incluindo a área do Setor 2, que vai receber os grandes projetos de Hidrogênio Verde do Estado.

Desde 2018, o Complexo do Pecém conta com a expertise e o know-how do Porto de Roterdã para a gestão conjunta do complexo industrial e portuário, ampliando assim a capacidade de o Ceará atrair ainda mais investimentos internacionais não somente na área portuária, mas também no segmento de infraestrutura e na instalação de novas indústrias na região.

O Porto de Roterdã, principal porto da Europa, tem participação de 30% no Complexo do Pecém, que é uma joint venture formada com o Governo do Estado do Ceará. Os holandeses ocupam posições na Diretoria Executiva e no Conselho Fiscal e de Administração.

O valor total investido pelo porto holandês foi de 75 milhões de euros e sua expertise tem auxiliado o Complexo do Pecém a se tornar um importante centro logístico e comercial do Nordeste do Brasil, consolidando o Estado do Ceará como hub marítimo e o futuro Centro Logístico e Comercial da região.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário