quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Colapso da demanda mundial afeta crescimento das companhias de navegação de menor porte


O levantamento com as 30 principais companhias marítimas da Alphaliner apontou um grande número de mudanças nas posições 11 a 30 nos últimos doze meses. Especificamente, as mudanças de capacidade de companhias de navegação menores variaram de -34,6% para a China United Lines (CULines) a +55,3% para a Emirates Shipping Line. Essas mudanças de capacidade tiveram apenas um efeito modesto no quadro geral.

A contagem da capacidade desta semana das dez maiores companhias marítimas do mundo mostra que elas respondem por 83,7% da frota global total de contêineres. Enquanto isso, a participação combinada das companhias marítimas que ocupam as posições 11 a 30 representa apenas 9,4% da frota global de contêineres. As transportadoras médias não ganharam participação de mercado, pois seu crescimento combinado desde 1º de janeiro de 2022 é de apenas 2,1%, o que representa aproximadamente metade do crescimento registrado pela frota total de contêineres.

A operadora chinesa CULines registrou a maior redução de frota ano a ano: Após o fechamento de seu serviço Extremo Oriente - Norte da Europa 'AEX' e um acordo com a Antong Holdings para a entrega antecipada de vários navios panamax, a frota CULines caiu de 87.160 TEUs no início do ano passado para 56.960 TEUs nesta semana (-34,6%). A entrada da CULines nas rotas leste-oeste a impulsionou para o 22º lugar no início de 2022, mas a transportadora está agora em 29º no top 30 da Alphaliner desta semana.

Por outro lado, Wan Hai Lines e Matson são duas companhias de navegação que expandiram significativamente sua capacidade no Trans-Pacífico quando esta rota estava em alta. Ambas as empresas tiveram que reagir à queda na demanda de carga nessa rota comercial fechando os serviços. Apesar da entrega de seus dois primeiros navios de 13.100 TEUs, a frota atual da Wan Hai Lines é apenas 12.940 TEUs maior do que no início de 2022 (+3,1%).

Já a frota de Matson contraiu 2,1% e caiu duas posições dos 30 primeiros para o 28º lugar. A maior vencedora entre as operadoras de médio porte é a Pacific International Lines (PIL). Sua frota é atualmente quase 30.500 TEUs maior do que em 1º de janeiro de 2022 (+11,4%). Especificamente, a Emirates Shipping Line e a Swire foram as empresas de navegação com o maior percentual de crescimento.

Enquanto o crescimento de 41,9% da Swire está claramente ligado à aquisição da Westwood Shipping Lines, o crescimento da Emirates Shipping Line foi orgânico, pois a transportadora expandiu sua rede intra-asiática e começou a operar mais navios para substituir os existentes. companhias de navegação.

A Zhonggu Logistics (+14,5%) é outra empresa de navegação que não mais se concentra apenas em seus principais serviços domésticos chineses, mas está expandindo suas rotas intra-asiáticas. Notavelmente, todos os 11-30 principais operadores coreanos reduziram suas frotas no ano passado.

 

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