O Porto de Paranaguá atingiu nesta semana a maior marca de movimentação
de cargas de toda a sua história. Foram 50 milhões de toneladas ao longo
de 2017. O volume é 11% maior em relação ao ano passado e mais do que o
dobro da média dos portos brasileiros, que cresceram 5%. O recorde
anterior - de 46,1 milhões de toneladas - ocorreu em 2013.
Nesta quarta-feira (13), o ministro da Agricultura, Pecuária e
Abastecimento, Blairo Maggi, visitou o porto e destacou o desempenho do
terminal paranaense. “É um momento histórico, que acontece no ano em que
o Brasil teve a sua maior safra agrícola”, disse o ministro. “Um
resultado maravilhoso, alcançado graças ao trabalho em conjunto de
centenas de atores, do Governo do Paraná e da administração do Porto”,
afirmou Maggi.
O agronegócio teve papel fundamental no desempenho do Porto, já que mais
de 35 milhões de toneladas movimentadas (ou 70% do total) são produtos
de origem agrícola. O terminal opera mais de 20% do que a agricultura
nacional exporta para o mundo. Atende o produtor do Paraná e também do
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Santa Catarina.
Os principais produtos movimentados neste ano foram do complexo soja,
com mais de 16 milhões de toneladas. Outros destaques foram a importação
de cerca de 9 milhões de toneladas de fertilizantes e os embarques de
açúcar (4,5 milhões de toneladas) e milho (3,5 milhões de toneladas).
Segundo Maggi, a marca alcançada em 2017 reforça a vocação agrícola e o
protagonismo do Paraná e do Porto de Paranaguá no setor. “Este foi o ano
em que operamos com todas as obras de repotenciamento já entregues, o
que naturalmente fez com que o porto subisse de patamar”, completou o
secretário estadual da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
O diretor-presidente da Administração dos Portos de
Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, lembra que o avanço se
deve ao maior pacote de investimentos públicos já realizado na história
do porto. De 2011 a 2017, foram mais de R$ 868 milhões em investimento
público. Neste período, a movimentação de cargas de Paranaguá teve um
aumento de 25%.
“Estes aportes do Governo do Estado também destravaram outros R$ 3
bilhões em investimentos da iniciativa privada. Esses recursos somados
fizeram do Porto de Paranaguá uma opção ainda mais eficiente para o
escoamento da produção brasileira”, explica Dividino, ressaltando que
desde 2015 o terminal superou 44 recordes de movimentação, sendo 16 em
2017.
Foram realizadas, ou estão em curso dezenas de obras de
expansão, ampliação e manutenção da infraestrutura do Porto de
Paranaguá. “Obras que beneficiam não somente o Porto, mas toda a
população do município”, disse o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.
Entre os investimentos públicos estão a reforma do cais, instalação de
novos shiploaders (carregadores de navios), troca das defensas (proteção
para os cascos dos navios), sinalização náutica, equipamentos de
controle de acesso e segurança, tombadores, descarregador, balanças.
A Appa realizou quatro campanhas de dragagem de manutenção, com
investimentos de R$ 442 milhões para garantir segurança na navegação e
ganho de produtividade nos embarques. Além disso, após 20 anos, a
primeira dragagem de aprofundamento está sendo realizada em Paranaguá,
com investimentos de R$ 394 milhões, pelo Ministério dos Transportes.
No topo da lista dos investimentos públicos está o projeto de
modernização dos berços de atracação 201 e 202, em fase de licitação,
denominado Corredor de Exportação Oeste. Com valor previsto de R$ 183,1
milhões, a obra deverá dobrar a capacidade atual de movimentação, que
será de 6 milhões de toneladas/ano de produtos como grãos e açúcar.
Também foram feitas obras de conservação das vias de acesso ao porto,
demolição dos antigos armazéns e novos pátios para armazenamento de
cargas especiais e construção do Centro de Proteção Ambiental.
Neste ano, o Porto de Paranaguá também foi eleito pela Agência
Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) como o porto de melhor
desempenho ambiental de todo o Brasil. O índice alcançado é o melhor
entre os 30 portos públicos e os mais de 80 terminais privados do país.
Em 2012 o porto paranaense estava na 26ª colocação e em cinco anos
conseguiu dobrar sua nota no ranking.
Também participaram da solenidade de comemoração do recorde
de movimentação o capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos de
Paranaguá, Germano Teixeira da Silva, e a vice-prefeita de Antonina,
Valeria Regina Fernandes de Oliveira
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