A MAN Latin America deverá fechar esse ano com o maior volume
de exportações dos últimos cinco anos. E a montadora está preparada para êxitos ainda maiores em 2018, a partir de novos e importantes passos rumo à
internacionalização: a produção da nova linha de caminhões Delivery e do
ônibus Volksbus 14.190 SCD no México, a montagem de caminhões Worker na
Nigéria e o fortalecimento em Vendas e Assistência Técnica na América
Central. As novidades foram anunciadas nesta quinta-feira,7, por Roberto Cortes,
presidente e CEO da MAN Latin America em São Paulo (SP).
“Em 2017, enviaremos ao exterior quase 9 mil unidades, crescendo 35% em
relação ao ano anterior. A Argentina receberá o maior lote de caminhões e
ônibus Volkswagen de todos os tempos, totalizando quase 4 mil unidades. Além
de avançarmos em mercados consolidados como o México, onde teremos excelentes
resultados, nos preparamos para ampliar a presença da marca Volkswagen no
continente africano, graças a uma nova parceria com o grupo empresarial
Leventis na Nigéria”, revelou Cortes. Presente em mais de 30 países, a MAN Latin America já ultrapassou a marca de
136 mil veículos exportados ao longo de seus 36 anos de história. Com
fábricas em Resende (RJ) e Querétaro, no México, a montadora também envia
kits SKD de modelos Constellation e Volksbus para a parceira MAN Truck &
Bus na África do Sul, e agora abre mais uma linha de produção no continente
africano.
A Argentina é o principal destino dos caminhões e ônibus Volkswagen
produzidos na fábrica da MAN Latin America em Resende. Os embarques
programados até o final do ano totalizarão 3.900 unidades – o maior volume ao
país de todos os tempos, num crescimento de 60% apenas em 2017. O caminhão
Constellation 17.280 é o modelo mais vendido daquele mercado, com 2 mil
unidades enviadas até final do ano.
Em pouco mais de um ano após o lançamento, o semipesado mostrou-se a melhor
opção, principalmente no agronegócio argentino. Equipado com motor MAN D08, o
modelo dispensa o uso de Arla 32 e torna a operação mais prática, além de
reduzir custos operacionais. Os ônibus Volkswagen também fazem sucesso nas ruas e estradas argentinas:
graças ao sucesso dos Volksbus 17.230, 15.190 e 18.280 Low Entry, a MAN Latin
America celebra o marco de mais de 600 chassis já exportados até novembro
deste ano. Outro destaque naquele país é a concessionária Buswagen, primeira
revenda do mundo com foco exclusivamente no negócio de ônibus da marca,
localizada em Buenos Aires. A linha de montagem da MAN México na cidade de Querétaro se prepara para
receber no segundo trimestre do ano que vem mais duas novidades: a nova
família de caminhões leves Delivery, com 3,5 a 13 toneladas de PBT, e o
ônibus Volksbus 14.190 SCD, especialmente desenvolvido para o mercado local.
Inauguradas em 2004, as operações mexicanas da MAN Latin America já
produziram mais de 12 mil veículos, hoje distribuídos numa rede de 17 concessionários
autorizados em todo o país.
Os novos Delivery foram projetados, desenvolvidos e testados na América
Latina, seguindo padrões mundiais de certificação e qualidade. Composta por
modelos de 3,5 a 13 toneladas, a nova família está pronta para conquistar o
mundo: nasceu a partir da receita de sucesso da primeira linha Delivery e da
experiência dos clientes das mais de 100 mil unidades produzidas.
A configuração do novo Volksbus 14.190 SCD é específica para atender a
demandas e padrões do transporte de passageiros no México. Com motorista
reposicionado, também conhecido localmente como trompudo, o produto chega
para ampliar a participação da Volkswagen no maior mercado de chassis urbanos
do país: veículos com motor dianteiro neste formato representam mais de 50%
das vendas, concentradas especialmente nos modelos de 12 a 15 toneladas.
Caminhões Volkswagen Worker já estão sendo montados em Ibadan, na Nigéria,
numa parceria da MAN Latin America com o grupo Leventis, importadora local
dos produtos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus. Os kits SKD (sigla para
“parcialmente desmontados”) são fabricados e enviados de Resende (RJ), no
mesmo sistema já adotado pela coirmã MAN Truck & Bus para produzir
modelos Constellation em Pinetown, na África do Sul. Uma equipe brasileira da MAN Latin America acompanhou a montagem inicial dos
modelos VW Worker 15.180 e 17.220 na Nigéria. Graças a acordos de livre
comércio na região do oeste africano, o potencial de mercado anual poderá
passar de 400 unidades, segundo estudos iniciais. “Temos grande interesse em explorar ainda mais o mercado centro-americano.
Nossa estratégia de internacionalização não se baseia apenas em prospectar
novos mercados, mas em consolidar presença nos países onde já atuamos. Sempre
buscando a liderança, como já temos no Brasil, no Uruguai e em segmentos de
veículos comerciais do México e da Argentina”, explica Cortes
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário