O Terminal Integrador (TI) Pirapora, localizado no Norte de Minas
Gerais, bateu a marca de 1 milhão de toneladas de grãos expedidas neste
ano, entre janeiro e a última semana de novembro de 2015. Mais de 22 mil
carretas já foram descarregadas no TI Pirapora em 2015, uma média de
120 veículos por dia. A estrutura de expedição possibilita o
carregamento de um trem com 45 vagões em, no máximo, quatro horas, e a
unidade tem capacidade para armazenar até 44 mil toneladas de grãos.
O terminal é administrado pela VLI, empresa especializada em operações
que integram ferrovias, portos e terminais e que realizou, neste ano, uma
série de investimentos em conjunto com a reestruturação de processos que
tornaram as operações mais eficientes.
“Em 2014, consolidamos o processo de remodelação do terminal. Com isso,
estabilizamos as operações e já conseguimos focar no trabalho voltado a
melhorias contínuas dos processos, aumentando a produtividade e os
índices de confiabilidade dos equipamentos”, contou o gerente de
operações do TI Pirapora, Douglas Marques.
Em 2011, entrou em funcionamento no terminal o sistema reverse loop,
também conhecido como pera ferroviária, que consiste em um trecho de
linha férrea com formato semelhante ao da fruta. Essa estrutura
praticamente elimina a necessidade de manobras para embarque de carga,
garantindo maior eficiência. Com isso, foi possível reduzir o tempo de
permanência dos vagões vazios no pátio de 30 horas para menos de 6
horas.
Na semana passada, a VLI recebeu aprovação de financiamento pelo BNDES
no valor de R$ 587,8 milhões, recurso que aplicará na aquisição de 16
locomotivas e 1.916 vagões de fabricação nacional, com o objetivo de
aumentar os volumes de carga transportados na Ferrovia Centro-Atlântica
(FCA) e na Ferrovia Norte-Sul (FNS). No período entre 2012 e 2017, a
empresa pretende aumentar o volume transportado em 73%, com a construção
de novos pátios e terminais, ampliação de oficinas e porto e compra de
material rodante. Do total do financiamento aprovado, R$ 392,9 milhões
serão repassados diretamente pelo BNDES e R$ 195 milhões por meio do
Banco Safra, em operação indireta.
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