segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Porto de Paranaguá bate recorde diário de carregamento de grãos por um só berço

         O Porto de Paranaguá bateu o recorde diário de carregamento de grãos por um só berço. Ao longo de 24 horas, o berço 213 do Corredor de Exportação despejou 51,68 mil toneladas de soja no navio Okinawa, que tem como destino a China. Foi a segunda vez no ano que o porto paranaense bate o recorde diário de embarque.
         O carregamento destas 51,68 mil toneladas superou a marca alcançada no dia 9 de junho, quando foram desembarcadas 50,5 mil toneladas de soja pelo berço 214, também do complexo do Corredor de Exportação. A movimentação na quarta-feira (9) foi 2,3% maior que o recorde anterior.
         O resultado comprova o aumento de produtividade do Porto de Paranaguá no escoamento de grãos. Toda a carga carregada no momento do recorde diário era proveniente do Silo Público do Porto de Paranaguá.
          “Tivemos muitos dias de chuva neste último trimestre. Bastou que tivéssemos uma janela de tempo bom para que voltássemos a carregar com agilidade máxima, resultado do pacote de investimentos que fizemos nos últimos anos no Corredor de Exportação”, afirmou o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.
         Em 2015, Paranaguá registrou 47% mais chuvas do que no ano passado – e quando chove não é possível fazer operações de embarque de grãos. “Mesmo assim, o Porto já bateu a maior marca de movimentação de soja em um único ano, com mais de 8 milhões de toneladas exportadas em 2015”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
         Nos últimos quatro anos foram investidos R$ 511 milhões em obras para manutenção, ampliação e melhorias nos portos paranaenses. Somente nos shiploaders, que aumentaram em 33% a produtividade no escoamento de grãos, foram investidos R$ 59 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário