quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Paranapanema amplia participação do uso da cabotagem nas suas operações


         A Paranapanema, maior produtora brasileira de cobre refinado, com uma fábrica em Dias d'Ávila, ampliou de 30% para 50% a movimentação de cargas da Bahia para São Paulo e Rio de Janeiro através da cabotagem – quando as cargas são deslocadas entre portos dentro de um mesmo país – entre 2014 e 2015. No percurso contrário, do Sudeste para o Nordeste, a cabotagem representa 100% dos deslocamentos.
         Do Porto de Salvador, a companhia embarca mensalmente cerca de 8 mil toneladas de catodo (placas de cobre metálico), fios e vergalhões produzidos em Dias d’Ávila para seu Centro de Distribuição em Itatiaia (RJ) e para outra unidade industrial em Santo André (SP), onde transforma a placa de cobre metálico em produtos de cobre (barras, fios, laminados e tubos).
         De Santo André, a companhia envia para a planta de Dias D’Ávila (BA) a sucata de clientes, material que recicla e também transforma em produtos de cobre de alta pureza. Além da importância econômica que a operação representa para a companhia, a operação de cabotagem é importante do ponto de vista ambiental. Só este ano, a Paranapanema vai deixar de emitir 11 mil toneladas de CO2, ao evitar 240 viagens de caminhões por mês. Para comparação, cada tonelada precisa de 6,2 árvores para ser neutralizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário