quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
Paranapanema amplia participação do uso da cabotagem nas suas operações
A Paranapanema, maior produtora brasileira de cobre refinado, com uma fábrica em Dias d'Ávila, ampliou de 30% para 50% a movimentação de cargas da Bahia para São Paulo e Rio de Janeiro através da cabotagem – quando as cargas são deslocadas entre portos dentro de um mesmo país – entre 2014 e 2015. No percurso contrário, do Sudeste para o Nordeste, a cabotagem representa 100% dos deslocamentos.
Do Porto de Salvador, a companhia embarca mensalmente cerca de 8 mil toneladas de catodo (placas de cobre metálico), fios e vergalhões produzidos em Dias d’Ávila para seu Centro de Distribuição em Itatiaia (RJ) e para outra unidade industrial em Santo André (SP), onde transforma a placa de cobre metálico em produtos de cobre (barras, fios, laminados e tubos).
De Santo André, a companhia envia para a planta de Dias D’Ávila (BA) a sucata de clientes, material que recicla e também transforma em produtos de cobre de alta pureza. Além da importância econômica que a operação representa para a companhia, a operação de cabotagem é importante do ponto de vista ambiental. Só este ano, a Paranapanema vai deixar de emitir 11 mil toneladas de CO2, ao evitar 240 viagens de caminhões por mês. Para comparação, cada tonelada precisa de 6,2 árvores para ser neutralizadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário