O
primeiro semestre também foi marcado pela entrada muito mais frequente
de meganavios porta-contêineres por Antuérpia: 78% navios acima de 13 mil teus a mais do que no ano
anterior. Enquanto o total de embarcações que chegaram ao porto nos
primeiros seis meses de 2015 ficou em 146, neste ano, o terminal recebeu
242, o que representa uma movimentação 66% maior. Em
toneladas, o volume de contêineres aumentou 3,9% no primeiro semestre,
fechando o período em 59.762.977 toneladas (5.047.468 teus).
O
volume de cargas ro/ro, por sua vez, caiu -3,7%, chegando a 2.347.444
toneladas movimentadas, embora o número de veículos transportados tenha
crescido 1,3%, (fechando em 620.332 toneladas). As cargas
gerais convencionais também decresceram, 1,7%, ficando em 4.752.222
toneladas, apesar do importante aumento no volume de aço transportado:
12,3% a mais do que no primeiro semestre de 2015, somando 3.748.613
toneladas. As frutas na modalidade carga geral ficaram estáveis, embora o
seu transporte em containers tenha aumentado.
Um
dos maiores crescimentos registrados pelo porto foi o movimento de
granéis líquidos, que aumentou expressivos 8,4%, chegando a 35.403.953
toneladas de cargas. O número cresce ainda mais quando se computam
derivados de petróleo, cuja movimentação cresceu 13,9%. O resultado foi
impulsionado pelo aumento da capacidade de armazenagem em tanques no
porto, que o consolidou como um polo petroquímico.
A
quantidade de granéis secos movimentados nos seis primeiros meses caiu
drasticamente: foram 14,7% a menos do que no mesmo período de 2015,
especialmente por conta da fraca demanda pelo carvão no segundo
trimestre, registrando queda de 55% na primeira metade do ano. Também
contribuiu para a queda o volume de minério de ferro, que caiu 18,9% e
puxou para baixo o resultado dos granéis no porto.
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