A Hyundai Merchant Marine, a Maersk Line e a MSC (Mediterranean Shipping Co)
admitiram oficialmente que vinham negociando no
último mês o estabelecimento de uma parceria. As conversas iniciaram enquanto a HMM trabalhava
para reestruturar a empresa e negociar suas dívidas.
Em
depoimento publicado na quinta-feira (14), a HMM declarou ter assinado
uma carta de intenções com a 2M Alliance, para oferecer um serviço
conjunto que terá início em abril de 2017, logo depois da conclusão e
aprovação dos procedimentos nos respectivos países.
Ao acessar a
rede 2M, a HMM poderá fortalecer a oferta de serviço e garantir mais
competitividade. Os parceiros 2M, por sua vez, terão a vantagem de
reforçar o alcance de seus serviços na Ásia, bem como ganhar mais
cobertura nos mercados do Transpacífico.
A HMM comunicou também
que o anúncio marcaria o sucesso da companhia em cumprir todas as
condições estabelecidas por meio do acordo voluntário que fez com seus
credores em março de 2016, segundo o qual a troca da dívida por capital
próprio seria executada pelos credores.
“Ao realizar essa troca, a
estrutura financeira da HMM será significativamente melhorada, o que
deve colocar a HMM em melhor posição para encarar os desafios futuros”,
mencionou a declaração oficial da empresa. Um porta-voz da companhia
asiática ainda acrescentou que a HMM estaria planejando trabalhar no
“aumento da competência operacional na segunda metade do ano, para
continuar aumentando a lucratividade da companhia”.
Segundo a MSC, que também se manifestou por declaração oficial, a entrada da
HMM no acordo de compartilhamento de navios (vessel sharing agreement)
da 2M "viabiliza que ofereçamos melhores serviços nas nossas rotas do
Transpacífico".
O Lloyd’s
List avaliou que a repercussão no mercado é de que a expansão da 2M, agora com três
armadores, alimentaria as especulações de que a Maersk poderia ter
interesse na compra da HMM, aproximando-se da ideia com a chance de
trabalhar em conjunto com o armador asiático.
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