quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

SEP avalia efeito de corte de quase R$ 300 milhões em obras no Porto de Santos

         Com um corte de R$ 283,1 milhões em seu orçamento, o equivalente a 41,14% de suas dotações, a Secretaria de Portos (SEP) ainda avalia quais serão os impactos dessa redução de recursos no Porto de Santos. Como algumas obras de infraestrutura previstas para a região são viabilizadas com verbas do Governo Federal, é possível que sejam necessários ajustes em cronogramas. Mas a pasta afirma que ainda não é possível especificar qual projeto será afetado pela medida.
         Na última segunda-feira, o Governo publicou decreto cortando R$ 10,7 bilhões do orçamento do Executivo e R$ 500 milhões em emendas parlamentares, totalizando R$ 11,2 bilhões. O Legislativo e o Judiciário tiveram cortados R$ 1,7 bilhão, elevando o contingenciamento para R$ 12,9 bilhões.
         O Planalto foi obrigado a fazer o novo corte porque a mudança da meta fiscal deste ano, que permite um déficit primário de até R$ 119,9 bilhões, ainda não foi aprovada pelo Congresso Nacional.
O bloqueio inclui gastos destinados a investimentos e à manutenção do funcionamento dos órgãos do Governo Federal, como os pagamentos de aluguéis, água, luz, transporte, passagens e diárias.
         A redução sofrida pela SEP, de R$ 283,1 milhões, foi maior do que o montante investido pela pasta entre janeiro e outubro deste ano. Nesse período, considerando as dotações reservadas ao órgão em 2015, que chegam a R$ 761,59 milhões, apenas R$ 264,86 milhões foram aplicados, o que representa 34,8% do total.
        Entre as obras de infraestrutura realizadas no Porto de Santos e que necessitam de aportes do Governo Federal, estão o alinhamento do Cais de Outeirinhos e o reforço de cais entre os armazéns 12A e 23. A remodelação do sistema viário entre a Alemoa e o Saboó, que será integrada às obras da Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto de Santos, também integra a lista, assim como as obras de reforço do Píer da Alemoa.
         Há outros empreendimentos que não foram iniciados e dependem de recursos federais. É o caso do trecho Macuco-Ponta da Praia da Avenida Perimetral, em Santos. Esta intervenção custará R$ 72 milhões, mas apenas R$ 10 milhões foram repassados pela SEP para a obra.         A 2ª fase da Avenida Perimetral da Margem Esquerda, em Guarujá, também ainda não tem verba liberada. O serviço deve custar R$ 303 milhões e será responsável por garantir a chegada de mercadorias aos terminais daquela região.
  

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