O crescimento do mercado colombiano foi refletido nos resultados da mais recente edição da Missão Comercial na Colômbia. A iniciativa, realizada no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) entre os dias 6 e 8 de junho, em Bogotá, reuniu 32 marcas verde-amarelas e deve gerar US$ 6,6 milhões entre negócios efetivados in loco e alinhavados.
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Carla Giordani, destaca que o
valor gerado é 388% maior do que o registrado na edição do segundo semestre do
ano passado, quando participaram 16 marcas. “No showroom os negócios chegaram a
733 mil pares comercializados, entre os efetivados e os alinhavados para os
próximos meses. Além de apresentarmos os calçados da coleção primavera-verão
das marcas, tivemos a realização do Photocall, ação de imagem e moda realizada
no primeiro dia da Missão”, contou Carla, ressaltando que foram registrados
mais de 150 contatos com compradores de Bogotá, Cali, Medellin e Manizales. “A
continuidade da ação no mercado vem se mostrando efetiva, pois percebemos o
aumento do interesse dos compradores pelos produtos brasileiros. E a cada
edição, a qualidade, o conforto, a inovação e diversidade se destacam na
Colômbia. Além disso, os compradores buscam por outro grande diferencial da
nossa indústria, a sustentabilidade”, acrescentou Carla.
Conexão
Com expectativas de crescimento este ano, a Colômbia é considerada um
mercado promissor para a Pampili, de Birigui/SP. Segundo Lismeire Santos,
coordenadora de Negócios Internacionais da empresa, o país está no plano de
expansão internacional da Pampili e a Missão Comercial auxiliou na aproximação
e conexão com potenciais clientes. “Recebemos visitas de distribuidores e
lojistas importantes e estamos com uma expectativa de negócios bastante
positiva. Além disso, fechamos novamente pedidos de marca própria com uma
compradora que já estamos trabalhando aqui.” A empresa destina 12% da produção
para a exportação, tendo como principais mercados Equador, Rússia, Israel,
Paraguai e Bolívia.
O potencial do mercado colombiano ganhou coro com a Di Valentini, de São João
Batista/SC. A empresa aproveitou os três dias do evento para se aproximar dos
clientes e conhecer novos contatos. “Nós já trabalhamos com compradores daqui
no formato private label e agora estamos fechando negócio com uma rede de 18
lojas para trabalhar a marca própria Di Valentini”, contou Juliano Medeiros,
representante de exportação da empresa catarinense, que também apresentou a
nova marca do grupo, a Improviso. No total, 15% da produção da Di Valentini é
destinada à exportação, especialmente para países da América Latina.
Crescimento
Há dez anos presente na Colômbia, a Calçados Beira Rio, de Novo
Hamburgo/RS, também projeta crescimento no país. “Com o evento estamos
estreitando laços com importantes compradores com os quais já trabalhamos e nos
aproximando de potenciais clientes", salientou Jonathan Fontoura, analista
da empresa para a América do Sul. Segundo ele, a Colômbia é uma das principais
apostas do grupo entre os países da América do Sul, que hoje é o principal
destino dos produtos da Calçados Beira Rio, cuja exportação representa cerca de
20% de sua produção.
Estreia
Em sua primeira participação, a empresa PVC Indústria e Comércio de Plásticos,
detentora das marcas Vizzia, Mac Colors, Bia Baby, Léo Baby, Bia Kids, Léo Kids
e Delta Sport, chamou a atenção dos compradores. De acordo com Victor Emanoell,
gerente comercial da empresa de Juazeiro do Norte/CE, o showroom proporcionou
muitos contatos e conhecimento do mercado. “Entendemos que nossos produtos têm
sinergia com o consumidor colombiano. Os contatos que fizemos aqui destacaram a
qualidade do produto, o diferencial sustentável que temos em algumas linhas que
são feitas com produtos reciclados, além da variedade de modelos com preços
bastante competitivos”, destacou Emanoell. A companhia destina 30% da produção
ao mercado externo, sendo a América do Sul seu principal mercado.
Informações de
mercado
Antes de abrir o showroom, os empresários participaram de um Seminário
Preparatório, que trouxe informações sobre o panorama econômico da Colômbia,
mercado calçadista, comportamento do consumidor e tendências. A programação
contou com apresentações do chefe adjunto de Promoção Comercial da Embaixada do
Brasil em Bogotá, Cesar de Oliveira Lima Barrio; do COO do escritório da
ApexBrasil na Colômbia, Marcello de Moraes Martins; da diretora do Observatório
de Moda de Raddar, Camila Ortiz; e do comprador da empresa MIC, Alejandro
Gomez.
Participaram da ação as marcas 365 Soft, Actvitta, Azille, Beira Rio, Bia Baby,
Bia Kids, BR Sport, By Cool, Delta Sport, Di Valentini, GB Footwear, Improviso,
Kidy, Mar & Cor by Kidy, Léo Baby, Léo Kids, Mac Colors, Modare
Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Opananken Antistress, Pampili, Pé
com Pé, Perlatto, Renata Mello, Smidt Shoes, Solis Brasil, Suzana Santos, Vitz,
Vizzano e Vizzia.
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