segunda-feira, 5 de junho de 2023

Complexo de Suape apresenta prrojetos de sustentabilidade na Semana Internacional do Meio Ambiente

O tema “Suape na rota da descarbonização” vai dominar a Semana do Meio Ambiente da estatal pernambucana será realizada nos próximos dias de 5 a 7 de junho. Os três dias de evento vão ser destinados às Agendas Verde, Amarela e Azul do complexo, que abarcam os projetos socioambientais desenvolvidos pela empresa. O dia 5 é o Dia Internacional do Meio Ambiente e faz parte do calendário de eventos de Suape.

As ações socioambientais da empresa reforçam o compromisso da administração com a Agenda ESG (sigla em inglês para gestão ambiental, social e de governança). Na programação, haverá o lançamento do projeto Sistemas Agroflorestais e a entrega de 80 Quintais Ecoprodutivos às comunidades do território estratégico, além da apresentação de dados do projeto Carbono Neutro e o projeto Observatório da Pesca Artesanal de Suape. As palestras vão acontecer nas manhãs dos dias 5, 6 e 7. No primeiro dia, entretanto, está programada uma atividade externa: a entrega de 80 quintais ecoprodutivos no Laboratório de Ecotecnologia do Habitacional Nova Vila Claudete, no Cabo de Santo Agostinho. A solenidade acontecerá às 8h.

Com isso, o atracadouro formaliza a finalização do contrato com a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, instituição contratada para viabilizar 300 quintais para as comunidades de 7 municípios do território estratégico da estatal (Cabo, Escada, Ipojuca, Moreno, Ribeirão, Rio Formoso e Sirinhaém). A ação tem por objetivo garantir a segurança alimentar e fomento à geração de renda de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. 

Entre os palestrantes convidados estão o diretor de Inovação do Senai, Oziel Alves; o secretário-executivo adjunto do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), Rodrigo Corradi; o pesquisador associado ao Instituto Internacional para a Sustentabilidade Sérgio Margulis; o coordenador e líder de Produto na Blockchain na Escola, Ariel Freitas Leite; o professor e especialista em economia ambiental Rômulo Simões; o superintendente da Pesca do Governo de Pernambuco, Fábio Barros; e outras personalidades do segmento socioambiental.

O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, e o diretor de Sustentabilidade da estatal, Carlos Cavalcanti, vão comandar a abertura do evento, dia em que será lançado os Sistemas Agroflorestais – projeto em que moradores da Zona de Preservação Ecológica (ZEPC) serão capacitados para desenvolver agricultura orgânica, sem agressão ao bioma. A iniciativa, já implantada com sucesso em várias partes do país, é uma das premissas do Plano Diretor 2035 de Suape.

“Ações socioambientais relacionadas à sustentabilidade do território são prioridade para a empresa, que está em sintonia com a Agenda ESG. E a Semana do Meio Ambiente é uma excelente oportunidade para apresentar à sociedade os projetos em andamento e programados pela estatal para melhorar as condições de vida das comunidades do complexo industrial portuário”, ressalta Guiot.

Para o diretor de Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti, a empresa está alinhada aos novos conceitos globais. “Estamos em um momento especial para ressignificar nossos conceitos e práticas, ampliar os horizontes e avançar. As agendas ambientais Azul, Amarela e Verde servem para olharmos para o complexo como um universo de oportunidades estruturantes e inovadoras, para fomentar negócios, emprego e geração de renda”, diz o gestor.

O Complexo de Suape desenvolve diversas ações no território para garantir que os três pilares da sustentabilidade (social, econômico e ambiental) coexistam e interajam, colaborando com o crescimento econômico de Pernambuco.

Com área de 17,3 mil hectares, o complexo destina 59% de território à preservação ambiental, dentro da Zona de Preservação Ecológica (ZPEC). A ZPEC é caracterizada pela diversidade ecológica dos biomas Mata Atlântica e Estuarino e está situada nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, melhorando a qualidade de vida dos habitantes das áreas urbanas e promovendo o equilíbrio com a atividade industrial.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário