segunda-feira, 26 de junho de 2023

Cobrança de pedágio pela Argentina provoca congestionamentos na Hidrovia Paraguai-Paraná

A Comissão Nacional da Hidrovia Paraguai-Paraná concluiu sua análise técnica da medida adotada pela Argentina para impor um pedágio no trecho da Hidrovia Paraguai-Paraná entre o porto de Santa Fé e a confluência com o rio Paraguai. A informação foi dada pela Paraguai Fluvial & Logística.

O resultado acabou definido após a análise da documentação fornecida pela Argentina. A conclusão foi que que, do ponto de vista técnico,  não foram encontradas evidências que sustentem a realização de intervenções de dragagem, dragagem ou balizamento no trecho em questão.

Estes são necessários para justificar a cobrança de uma taxa retributiva por um serviço efetivamente prestado, de acordo com o disposto no Acordo de Santa Cruz de la Sierra. A delegação paraguaia preparou um posicionamento sobre o assunto, apresentada durante a LIX Reunião da Comissão do Acordo Hidroviário Paraguai-Paraná,na semana passada, em Buenos Aires, Argentina. O valor do pedágio é de US$ 1,47 por tonelada bruta de registro. Estima-se que mais de US$ 5 milhões foram faturados de janeiro a maio.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário