terça-feira, 20 de junho de 2023

Mercado global de logística de contratos deve crescer 3,8% interanual em 2023

Apesar dos desafios econômicos atuais, o mercado global de logística contratada onseguiu manter sua participação e aumentar seus lucros. De acordo com o último relatório da Transport Intelligence (Ti), apesar de se ter verificado um abrandamento no último ano, prevê-se que nos próximos cinco anos este mercado apresente um crescimento anual composto de 4,1%. Isso na maioria dos mercados globais, embora a LATAM deva cair sua participação para 2% até 2027.

O ano de 2022 foi o pior para a indústria desde 2014, (sem considerar a contração do mercado de 2020). O mercado de logística contratada cresceu apenas 2,9% ano a ano, acima dos 8,7% de crescimento ano a ano em 2021. De acordo com a análise de Ti, isso se deveu principalmente à desaceleração econômica global e subsequente enfraquecimento da atividade observada no segundo semestre de 2022. Prevê-se que o mercado global de logística contratada apresente uma taxa de crescimento ligeiramente mais rápida até 2023, atingindo 3,8% YoY, e até 2027 um CAGR de 4,1%, atingindo um valor de 335.056,8 milhões de euros.

Liderando o caminho na indústria está a região da Ásia-Pacífico, considerando que a China abandonará sua política Covid-Zero. Segue-se a região MENA, que projeta um crescimento anual composto de 4,7% até 2027, embora se espere que sua participação de mercado permaneça estável em 2%. De acordo com o relatório, a seguir estão os principais fatores que estão afetando e continuarão a influenciar o mercado de logística contratada.  Os golpes da Covid-19, somados à guerra Rússia-Ucrânia, têm feito com que a economia global permaneça em estado de incerteza.  A inflação global, que em 2022 era de 8,7%, cairá para 7% este ano. Somente em 2024 terá uma queda significativa para 4,9%. Por outro lado, o crescimento econômico global atingirá seu ponto mais baixo este ano em 2,8% e deverá aumentar modestamente para 3% em 2024.  

A indústria automotiva é uma vertical chave que, mesmo antes da pandemia, já via sua base de fornecedores afetada por tensões geopolíticas, eletricidade e novas regulamentações climáticas internacionais. As vendas de veículos caíram em 2022 pelo terceiro ano consecutivo devido à escassez de semicondutores, uma tendência que o The Economist relata que continuará a desacelerar a produção este ano.

Como sempre, a consolidação do e-commerce é o principal impulsionador do mercado de logística. Apesar de ter registrado em 2022 uma queda de 6,5% na receita (Statista) - devido ao comportamento do consumidor ter sido desacelerado pela inflação alta - os volumes baseados no comércio eletrônico permaneceram significativamente acima dos níveis pré-pandemia.  Em uma época em que os clientes esperam entregas rápidas e confiáveis, a robótica de armazenamento tem sido fundamental para garantir a competitividade do setor.

Por isso, já existem vários fornecedores que fizeram investimentos milionários. A DHL Supply Chain anunciou um investimento de US$ 15 milhões em soluções robóticas da Boston Dynamics, além disso, acrescentou aos seus objetivos de investir 2.000 milhões de euros em transformação digital entre 2019 e 2025. Por outro lado, a GXO declarou que está investindo metade de seu capital em automação, software e tecnologia.

O abastecimento do mercado de logística contratada foi fortemente afetado em 2022 pela invasão da Ucrânia pela Rússia, pela política Covid-Zero da China e pelos subsequentes bloqueios. De acordo com as previsões de Ti, é provável que as interrupções na cadeia de suprimentos continuem este ano, seja devido a conflitos geopolíticos ou às mudanças climáticas.

Nos últimos anos, a aquisição tem sido uma parte importante do cenário da logística contratada, aumentando a concentração do mercado. As ofertas têm prevalecido particularmente na área de e-fullment, bem como em toda a indústria farmacêutica. Além disso, as linhas de navegação tradicionais, como a CMA CGMA e a Maersk, continuam sua incursão na logística de contratos, com foco particular no atendimento eletrônico. No entanto, devido ao ambiente macroeconômico nebuloso de 2023, as aquisições parecem ter desacelerado

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