terça-feira, 13 de junho de 2023

Mercado de carga aérea é afetado pelo excesso de oferta e queda da demanda

O mercado de carga aérea experimentou condições mais extremas do que o setor de transporte de contêineres entre 2020 e 2022, quando a oferta praticamente desapareceu, enquanto o segmento cargueiro se transformou. Do lado da demanda, setores como equipamentos médicos e farmacêuticos experimentaram um crescimento explosivo e voltaram ao normal.

O 4T22 e 1T e 2T de 2023 continuam sentindo os efeitos dessa volatilidade. O setor entrou claramente em uma nova fase caracterizada por um aumento constante da oferta e demanda fraca, observa um relatório da Ti. Equilíbrio entre oferta e demanda Um fator que complica a situação é a introdução no mercado do transporte de mercadorias em armazéns (barriga-frete).

Em regiões como o Sudeste Asiático, o excesso de oferta de carga de porão foi bastante alto no passado e, combinado com o forte volume de passageiros na região, pode atuar para compensar a força da demanda de carga aérea, resultando em taxas mais baixas em a curto prazo do que poderia ser o caso. O equilíbrio entre oferta e demanda talvez seja mais fraco nas rotas Ásia-Europa, já que a maioria dos mercados europeus e a China experimentam uma demanda fraca tanto de carga quanto, em menor grau, de tráfego de passageiros.

As companhias aéreas demonstraram alguma disciplina de curto prazo na velocidade de reintrodução da capacidade de passageiros, portanto, a disponibilidade de carga pode não ser tão alta quanto o esperado. No entanto, isso não fará com que os preços subam, mas sim uma desaceleração em sua queda. De acordo com alguns relatos, os mercados africanos e, em menor medida, os sul-americanos, têm mostrado menos fraqueza nas taxas. No entanto, isso pode ter mais a ver com a natureza da oferta de capacidade no mercado.

Por outro lado, o Oriente Médio provavelmente experimentará uma fraqueza acentuada, apesar da forte demanda doméstica, principalmente devido à alta disponibilidade de carga das transportadoras do Golfo. preços cada vez mais fracos A consequência óbvia é que as taxas de curto prazo nos próximos dois trimestres serão cada vez mais fracas.

 Durante o quarto trimestre de 2023 e em 2024, o mercado pode estar um tanto incerto, mas ainda há poucos motivos para que as taxas de frete subam consideravelmente. De fato, existe a possibilidade de que as condições monetárias e financeiras em geral se deteriorem nos EUA, levando o maior mercado consumidor à recessão. Obviamente, isso reduziria ainda mais as taxas, com o único elemento de suporte de preço sendo que pode moderar a disponibilidade de frete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário