O segundo semestre
no mercado internacional começou com bons resultados e interessantes
prospecções para a indústria calçadista brasileira. A edição primavera-verão da
Expo Riva Schuh, em Riva del Garda, na Itália, terminou com a comercialização
de 959,1 mil pares, que geraram mais de US$ 11,4 milhões para as 69 marcas
presentes na feira, que ocorreu entre 17 e 20 de junho. Somando as expectativas
em negócios que ficaram alinhavados na feira, o número salta para 2,5 milhões
de pares e US$ 32,5 milhões. A participação do Brasil foi promovida pelo
Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela
Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com
a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Nesta edição, o Brasil teve uma participação recorde na feira italiana que abre
o calendário de feiras do segundo semestre no exterior. A analista de
Relacionamento da Abicalçados, Aline Maldaner, destaca que 45 empresas
verde-amarelas apresentaram suas novas coleções ao longo dos quatro dias de
feira. “Essa foi a maior participação do Brazilian Footwear. Trouxemos 69
marcas e tivemos a presença do estande coletivo de Três Coroas, o Três Coroas
Shoes. Assim, toda a diversidade de produtos, polos e segmentos da indústria
calçadista brasileira estiveram representados na ação que recebeu compradores
de muitos países, principalmente do continente europeu”, pontua Aline.
Sustentabilidade
No primeiro dia da mostra, o Brazilian Footwear promoveu um encontro especial
com compradores internacionais, além da imprensa, para divulgar o Origem
Sustentável e todo o trabalho realizado que faz do Brasil uma referência quando
o assunto é sustentabilidade. A iniciativa ocorreu no estande institucional do
Programa, onde cases de nove empresas certificadas presentes na feira estavam
sendo expostos. “O Origem Sustentável é a única certificação ESG e de
sustentabilidade para a cadeia calçadista no mundo. Seguindo indicadores
internacionais, atesta a sustentabilidade em cinco dimensões nas empresas. É um
diferencial que o Brasil oferece ao mercado, empresas alinhadas e preocupadas
com a sustentabilidade e que chama a atenção. No encontro, mais uma vez podemos
perceber isso”, afirma Aline, ao frisar que esta iniciativa foi realizada em
parceria com a promotora da feira.
Certificada no nível máximo do Origem Sustentável, o Diamante, a Piccadilly
(Igrejinha/RS) foi uma das calçadistas que teve seu case apresentado e retorna
ao Brasil com bons negócios. A gerente de Exportações da empresa, Bruna Kremer,
fala que todos os clientes programados visitaram o estande e, ainda,
conseguiram prospectar e abrir novos mercados. “A qualidade dos compradores foi
muito interessante, apesar de termos sentido um fluxo menor de visitantes nesta
edição. A feira atendeu nossas expectativas e ao longo dos quatro dias fizemos
contato com cerca de 30 países”, afirma. Nas edições de verão, a calçadista
normalmente realiza um jantar de relacionamento com os clientes, o que,
inclusive, repercute nos resultados do evento. “É um momento de troca de
experiências, eles se sentem parte do negócio”, comenta, ao frisar que a
empresa já está confirmada para a edição de janeiro.
Estreias
Uma das empresas que participaram pela primeira vez da Expo Riva Schuh nesta
edição foi a Opananken Antitstress (Franca/SP). Para o gerente de exportações
da calçadista, Leandro Moscardini, a estreia foi positiva. “Voltamos
satisfeitos com os resultados, as visitas que recebemos foram importantes e
tivemos até fechamentos de pedidos in loco com mercados que ainda não
trabalhávamos, como Canadá e Jordânia.” A ideia da empresa é de retornar na
edição de inverno da mostra e seguir trabalhando com os contatos feitos.
“Agora, temos o pós-feira com contatos interessantes e amostras para serem
confirmadas”, pontua.
Quinta maior delegação
Nesta edição, o Brasil ficou entre as cinco maiores delegações da feira, que
teve 1,3 mil expositores provenientes de 42 países. A gerente geral da Expo
Riva Schuh, Gianpaola Pedretti, classifica essa edição com as palavras
comunidade e experiência. “Tivemos o retorno de países que até então não haviam
voltado para a feira, o que resultou em um incremento de 30% em relação à
edição de junho de 2022. Assim, o networking entre todos os agentes voltou e
estar presente em um evento que reúne a comunidade calçadista é uma grande
experiência”, ressalta Gianpaola. “A feira é composta 50% por empresas que
trabalham com private label e 50% com marcas próprias. E a indústria calçadista
brasileira, além de ser uma das maiores produtoras do mundo, disponibiliza
esses dois formatos de negócios ao mercado.”
Apoio e negócios
E é justamente a oportunidade de apresentar os produtos de empresas de todos os
portes para essa comunidade que é destacada pelo executivo do Sindicato da
Indústria de Calçados de Três Coroas (SICTC), Juliano Mapelli, que coordena a
participação do coletivo Três Coroas Shoes. “Todas as empresas fizeram
atendimentos, mas o mais importante é que tiveram a oportunidade de se
apresentar neste mercado, que é um dos principais eventos do setor no mundo”,
pontua Mapelli. O estande coletivo foi composto por nove empresas, sendo que
sete já haviam participado da feira e duas estrearam nesta edição. “Estamos
buscando as principais feiras para o projeto de internacionalização do Três
Coroas Shoes e quanto mais integrados conseguirmos agir, melhor para a
indústria calçadista brasileira. Por isso, o apoio da Abicalçados e do
Brazilian Footwear é muito importante para agregarmos forças e otimizarmos os
investimentos e benefícios para as empresas”, finaliza Mapelli.
Participaram do evento, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas ADG
Export, Awana, Lamara London, GVD International, Usaflex, Carrano, Andacco,
Vizzano, Beira Rio, Moleca, Modare Ultraconforto, Molekinha, Molekinho,
Actvitta, BR Sport, Madeira Brasil, Werner, Pegada, Capelli Rossi, Jorge
Bischoff, Loucos & Santos, Democrata, Piccadilly, Anatomic Shoes, Moema,
Archetti, Cartago, Grendha, Copacabana, Azaleia, Grendene Kids, Zaxy, Kidy, Suzana
Santos, Renata Mello, Azillê, Pampili, Ramarim, Comfortflex, Levecomfort,
Leveterapia, Adrun, Cecconello, Alex Senne, Boaonda, Bibi, Itapuã, New Face,
Diversão, Street, Sollu, Ala, Zatz, Klin, Andine, Cia Perfeita, Eléia, Ipadma,
Killana, Lightgel, Stéphanie Classic, Valentina, Variettá, Cristófoli, Tabita,
Divalesi, Opananken Antitensor, Villione e Sapatoterapia.
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