quinta-feira, 22 de junho de 2023

Complexo do Suape realiza 4º Workshop de Combustível para nivelamento técnico do setor portuário

 

O Porto de Suape (PE) promoveu, nesta terça-feira (20), workshop de combustíveis de boas práticas para áreas classificadas, tendo como participantes colaboradores da estatal e funcionários das empresas que atuam no porto organizado, diretamente nos Píeres de Granéis Líquidos (PGLs), onde acontece a movimentação de produtos inflamáveis. O evento reúniu cerca de 120 pessoas da comunidade portuária e tem por objetivo apresentar a segurança e os riscos da operação de cada produto.

O gerente de Manutenção Portuária, André Rafael Cavalcanti, fez a abertura do workshop e ressaltou a importância dos cuidados nas áreas classificadas. “A ideia do encontro é diminuir, cada vez mais, o risco de acidentes nessas áreas. Suape é líder em movimentação de granéis líquidos e se preocupa com a segurança dessa operação”, ressalta.

Áreas classificadas são locais com provável formação de atmosfera explosiva. O Porto de Suape dispõe de diversos programas de atenção à segurança do trabalho, a exemplo do Plano de Emergência Individual (PEI), do Plano de Ajuda Mútua (PAM) e dos Planos de Contingência. “Ninguém faz nada sozinho. Na emergência e na segurança também é assim. Um conjunto de fatores e requisitos faz com que a gente consiga evitar possíveis acidentes”, explica a coordenadora-executiva de Planos de Contingência, Janaína Barros.

A estatal é líder nacional em transporte de granéis líquidos, sendo um dos principais atracadouros públicos do país. Em 2022, os granéis líquidos (derivados de petróleo) representaram 72,1% do total de cargas transportadas, seguidos de carga conteinerizada (22,8%), granel sólido (2,7%) e carga geral solta (2,4%).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário