quarta-feira, 14 de junho de 2023

Mercado de carga refrigerada deve crescer até 3% em 2023, embalado pelas rotas do Extremo Oriente


O mercado de carga refrigerada deve crescer entre 2% e 3% em 2023, embalado pelo impulso das rotas do Extremo Oriente, conforme determinado pelo relatório mensal Ocean Reefer Market Update de maio a junho publicado pela empresa de logística DHL. Os dois primeiros meses do ano foram lentos para carga fria, com volumes ainda menores do que os meses de janeiro a fevereiro de outros anos, devido ao fraco movimento nas rotas transpacíficas, intra-asiáticas e transatlânticas a leste. No entanto, março e abril marcaram uma ligeira melhoria que prenuncia uma tendência para o resto do ano.

“Acreditamos que o volume geral de cargas refrigeradas em 2023 ficará 2-3% acima dos níveis do ano passado, pois esperamos que as rotas com baixo desempenho aumentem durante a alta temporada na segunda metade do ano”, diz o relatório. De acordo com a análise do relatório, as rotas de e para a América Latina estão em linha com as tendências globais, embora a região esteja enfrentando uma pequena escassez de contêineres frigoríficos devido à alta demanda por carga fria.

Dessa forma, as exportações da América do Sul para a Europa apresentam taxas estáveis ​​e alta disponibilidade, enquanto Argentina, Brasil, Chile, México e Peru estão recuperando gradativamente os estoques de frigoríficos de 40'. O congestionamento portuário tende a ser superado na Colômbia, Panamá e Peru”, alerta o relatório. Enquanto isso, a caminho da Ásia-Pacífico, há uma leve preocupação com o fornecimento de plataformas refrigeradas vazias de 40 pés, especialmente na Costa Leste, já que os volumes do mercado refrigerado permanecem fortes com as exportações para a China.

As rotas dentro da região são mais restritas em termos de disponibilidade de plugues e a recomendação é reservar com 30 dias de antecedência para saída de carga para a América do Norte. Por sua vez, as exportações da América do Norte para o hemisfério sul apresentam taxas estáveis, com demanda crescente que está causando déficit de equipamentos de contêineres frigoríficos de 40 pés em portos como Norfolk, Oakland, Seattle e Vancouver, com fluxos para WCSA e ECSA.

As exportações europeias para o mercado latino-americano continuam sofrendo erosão tarifária, tanto na costa oeste quanto na costa leste. “A América do Sul é uma área de demanda e, devido às baixas tarifas, espera-se que as companhias de navegação aproveitem para reservar para a área, já que também não há problemas de espaço”, diz o relatório. Entretanto, nas exportações europeias para a América do Norte, as tarifas também baixaram para valores pré-Covid-19 e sem problemas de espaço.  A questão será em breve ajustar a capacidade para uma procura menor.

Algumas companhias de navegação estão trabalhando para aumentar e fortalecer sua frota em determinadas rotas, como Ásia-América do Norte, além de fortalecer a infraestrutura portuária em portos importantes, como a APM Terminals em Rotterdam, que expandirá o terminal de contêineres de Maasvlakte. -2 to entrará em operação em 2026. Da mesma forma, a primeira quinzena de abril apresentou redução da frota pela terceira quinzena consecutiva, diminuindo o número de navios inativos ao se reinserir em rotas menos ativas no período janeiro-fevereiro.

“Nas últimas duas semanas, a inatividade caiu 27 navios e 71.451 TEUs, 5,3% da frota celular.
Esperamos que a inatividade caia abaixo de 5%", afirmou o relatório. Por outro lado, as vendas de demolição aumentaram, com 28 contêineres de 500+ TEUs, totalizando 48.555 TEUs para reciclagem, um aumento em relação ao ano passado que não registrou vendas. Wan Hai, Transworld e MSC são os vendedores mais ativos, mas mesmo assim o ritmo é lento em comparação com os anos anteriores devido a um mercado de fretamento de alta demanda. Espera-se que o sucateamento aumente nos próximos mese

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