segunda-feira, 4 de julho de 2022

Unctad diz que guerra na Ucrânia eleva custos do transporte naval mundial

A Conferencia das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) afirma que a guerra na Ucrânia está prejudicando o comércio e a logística do país e da região do Mar Negro, aumentando a demanda global de navios e o custo do transporte marítimo en todo o mundo.

Em um informe titulado "Comércio marítimo interrompido: a guerra na Ucrânia e seus efeitos na logística do comércio marítimo", publicado dia 28 de junho, a UNCTAD aponta que os sócios comerciais da Ucrânia têm que recorrer a outros países para obter as commodities mais importantes.

O estudo atribui os obstáculos ao transporte marítimo na região do Mar Negro às interrupções na logística regional, à paralisação das operações portuárias na Ucrânia, à destruição de infraestruturas importantes, restrições comerciais, aumento dos custos de seguros e aumento dos preços dos combustíveis.

“Os cereais são de particular preocupação, dada a proeminência da Federação Russa e da Ucrânia nos mercados agro alimentares e sua ligação com a segurança alimentar e a redução da pobreza”, diz o relatório.

A diminuição dos embarques de grãos em distâncias mais longas está fazendo com que os preços dos alimentos subam. Os preços dos grãos e os custos de envio aumentaram desde 2020, mas a guerra na Ucrânia exacerbou essa tendência e reverteu uma queda temporária nos preços de envio.

Segundo o relatório, entre fevereiro e maio de 2022, o preço pago pelo transporte de produtos a granel seco, como cereais, aumentou quase 60%. O aumento dos preços dos grãos e das taxas de frete levaria a um aumento de 3,7% nos preços globais dos alimentos ao consumidor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário