O navio Navegantes Express, da Hapag-Lloyd, atracou nessa quarta-feira, 13, na Portonave, às margens do Rio Itajaí-Açú, no norte catarinense. Segundo a assessoria do terminal, a embarcação é uma das maiores que operam nos portos brasileiros.
O navio mede 330m de comprimento e 48,2m de largura, com capacidade de 12 mil TEUs (unidade equivalente a 20 pés).O nome é uma homenagem à cidade de Navegantes, onde está localizada a Portonave.
O Navegantes Express opera no serviço da Ásia, com escalas em portos como Xangai, Hong Kong e Cingapura, além de passar por outros terminais brasileiros, Buenos Aires, Argentina e Montevidéu, Uruguai. A embarcação está transportando produtos variados, como madeira, maquinários e congelados.
A última vez que atracou um navio com o nome da cidade, em Navegantes, foi em 2011, e também pertencia à Hapag-Lloyd. Media 274,6m de comprimento e integrava o serviço do Golfo do México (EUA e Caribe).
Entre os navios que atracam no Terminal da Portonave, cerca de16%, têm entre 300m e 350m. A operação só é possível devido à primeira fase da Bacia de Evolução, concluída em 2019. A segunda fase prevê ampliar a capacidade para receber embarcações de até 14 mil TEUs, com navios de até 400 metros. Até junho deste ano, já foram realizadas 938 manobras na nova Bacia de Evolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário