segunda-feira, 18 de julho de 2022

PIL encomenda quatro inovadores porta-contêineres de 8 mil teus propulsionados a GNL


A Pacific International Lines (PIL) encomendou quatro navios porta-contêineres movidos a GNL de 8.000 TEU da Yangzijiang Shipbuilding. As novas embarcações terão dimensões nunca vistas antes, pois a PIL optou por um novo tipo de embarcação supergrande com apenas 260 m de comprimento, mas 45,60 m (18 linhas) de largura, informou a Alphaliner.

Os novos navios PIL quebram assim os moldes da nova classe compacta de mais de 7.000 TEUs, que geralmente tem uma boca de 42,80 m (17 filas) e vem em comprimentos de 240 m (aprox. 6.000 TEUs), 255 m (aprox. 7.100 TEUs) e 273 m (7.500 - 7.900 TEUs).

Planejados pelo Shanghai Merchant Ship Design and Research Institute (SDARI), os novos navios PIL terão uma relação comprimento/vau de apenas 5,7 vezes. Isso se compara a 7,8 vezes para a maioria dos navios de 8.000 TEU construídos na primeira década do milênio. Esses navios tinham dimensões de cerca de 335,00 m de comprimento e 42,80 m de boca.

A tendência contínua de navios supercompactos de feixe ultralargo reflete a tendência da indústria de construir navios mais lentos e com menor consumo de combustível por unidade. É também indicativo da evolução das funções de muitos navios da classe de 7.000 para 8.000 TEUs.

Em comparação com o seu papel como "carro-chefe" da linha principal na última década, muitos destes navios em breve operarão apenas como alimentadores de navios jumbo ou em serviços intra-regionais para portos menores ou em itinerários com passagens marítimas curtas, enquanto os itinerários Embarcações principais serão cada vez mais servidos por navios de maior porte, como Megamax (MGX) e Neopanamax (NPX) de tonelagem.

 

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