terça-feira, 26 de julho de 2022

Tarifas spot de embarques de contêineres estão 60% mais baixas que no ano passado nas rotas da Ásia

As taxas de embarque de contêineres spot da Ásia ficaram praticamente estáveis ​​na semana passada, embora para a Costa Oeste dos EUA (USWC) tenham caído 3%, para US$ 7.028/FEU, de acordo com o índice Freightos Batic (fbx). Uma porcentagem semanal de queda semelhante é indicada pelo World Container Index (WCI) de Drewry, que registrou uma taxa de US$ 7.289/FEU para a rota Xangai-Los Angeles.

De acordo com o FBX, as tarifas spot estão agora quase 60% mais baixas do que no ano passado, quando iniciaram sua rota para a alta temporada. No entanto, a queda significativa nas tarifas nos últimos dois meses é um dos vários indicadores mistos do que o futuro pode trazer para o setor de transporte de contêineres, incluindo: uma possível queda ainda mais acentuada nas tarifas, aumento dos estoques e aumento da inflação, fatores que sugerem uma desaceleração na demanda; enquanto os gastos do consumidor e os volumes de serviços oceânicos permanecem fortes (apesar do declínio projetado nos próximos meses), os sinais apontam na direção oposta dos três principais.

De acordo com o Freightos Baltic Index, as taxas da Ásia para a costa oeste dos EUA caíram mais de 50% desde o início do ano, mas ainda são mais de 4,5 vezes superiores ao seu nível em julho de 2019. Algum declínio na demanda do consumidor, juntamente com o alto ponto de partida e o fato de muitos importadores terem enviado pedidos de alta temporada no início do ano pode explicar a queda nas taxas e volumes que, no entanto, continuam altos na China, em comparação com os padrões pré-pandemia.

Qualquer que seja a demanda subjacente, outro fator que mantém as tarifas altas (em relação à norma) é o congestionamento persistente. Os portos ainda estão enfrentando atrasos não apenas na Europa e nos EUA (especialmente na Costa Leste), mas também cada vez mais na China, à medida que as medidas de COVID e o mau tempo desaceleram as operações.

O mesmo congestionamento portuário, aliado à forte demanda pelo diferente mix de produtos embarcados da Europa, fez com que as tarifas na rota Transatlântica Norte Europa-Costa Leste dos EUA (USEC) ultrapassassem US$ 8.000/FEU e são 35% mais altas do que no início do ano, de acordo com o índice Freightos Baltic. De acordo com o WCI de Drewry, as tarifas na rota Xangai-Nova York diminuíram 3% semanalmente, mas permaneceram em um recorde de US$ 9.842/FEU.

 

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