terça-feira, 5 de julho de 2022

APM avança negociações para construir terminal de contêineres no complexo de Suape

A APM Terminals (APMT) fez uma oferta por um trecho de terra no porto de Suape, uma conexão gravitacional para a região metropolitana do Grande Recife, no estado de Pernambuco, no nordeste do Brasil, informa Alphaliner.

A subsidiária da Maersk fez uma oferta de pelo menos (US$ 171 milhões) para adquirir partes do antigo estaleiro Estaleiro Atlântico Sul (EAS) com o objetivo de converter o terreno em um terminal multiuso de contêineres e cargas.

O estaleiro EAS está sob liquidação judicial desde 2020 e é obrigado a vender alguns de seus ativos em leilão para pagar dívidas.

De acordo com relatos da mídia local, a APMT e a EAS já chegaram a um "acordo de princípio" sobre uma possível venda.

O terreno em questão tem um cais de cerca de 730 metros que fazia parte do estaleiro.

Fundada em 2005, a EAS fechou em 2019, mas depois retomou operações limitadas em outubro de 2021.

Ao contrário do site greenfield inicialmente reservado para o desenvolvimento do terminal de contêineres Tecon 2, o site brownfield do EAS já possui um cais. A construção de um terminal de contêineres aqui economizaria custos e tempo, em comparação com o plano original.

Vale ressaltar que Suape já possui um terminal de contêineres: o Tecon, que, operado pelo ICTSI, tem frente de atracação de 930 metros e capacidade para cerca de 0,75 milhão de TEUs por ano.

Os principais usuários do Tecon são a subsidiária brasileira da Maersk, a Aliança, e a subsidiária brasileira da CMA CGM, o Mercosul. Além disso, as operações internacionais da MSC e as operações de cabotagem da Log-In, subsidiária da MSC, ocupam a terceira e quarta posição entre os usuários do Tecon. Nas operações offshore, o terminal movimenta navios de até 9.000 TEUs de linhas como MSC e Hapag-Lloyd.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário